sexta-feira, 24 de junho de 2011

Guia de Vinho 2011 - Categoria 3



Categoria 3
Para combinar com comida

Abrindo os trabalhos
Antes de iniciar os trabalhos, nada como um espumante para molhar as palavras e abrir o apetite enquanto você joga conversa fora e decide o que vai pedir.

Taltarni Sparkling Brut 2008 VIC $17 a $20


Feito com o corte de uva clássico da Champagne - Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier -, o Taltarni traz aromas cítricos no nariz, certa cremisodade e refrescância com final prolongado e mel.

Canguru
Sim, se é um Guia para o inverno australiano, é preciso incluir algo extremamente local no cardápio. E se você ainda não comeu um filé ou steak de canguru, chegou a hora.

D'arenberg The High Trelis McLaren 2009 SA $19


Vinho redondo, de corpo médio e boa estrutura de taninos, traz frutas, o tradicional pimentão do Cabernet e ganhou maciez com os meses que passou em barris. Vinho fácil de ser encontrado, tudo o que você precisa fazer é sair do mercado com uma bandejinha de canguru (
Coles ou Woolies sempre têm)
, passar no bottle shop mais próximo e sapecar essa botejinha com o
rótulo do River Plate (versão primeira divisão). Em breve trarei receita para ajudar!

Queijo e Vinho
Ano passado sugerimos um vinho mais forte para surpreender no queijo e vinho, esse ano vamos para o tradicional.

Grant Burge Hillcot Merlot Barossa 2009 SA $16


Se levar um Merlot a um queijo e vinho é se manter na zona de conforto - o que não tem nada de errado -, ir com este Grant Burge 2009 é a zona de conforto em estado bruto. Vinho facílimo de ser tomado, bem frutado, com toque herbáceo e amaciado pelo tempo que passou em carvalho.

Churrasco
Shiraz é sinônimo de Austrália e Austrália é sinônimo de Shiraz. Dito isso, vamos ao BBQ, ou Barbie, ou qualquer outra forma que australiano chama churrasco, verdadeira paixão nacional. E nada como um Shirazão aussie
aussie
aussie oi oi oi
para segurar a onda e ressaltar os sabores da carne (ou vice-versa).

Kilikanoon Killerman's Run Shiraz 2009 SA $19


Muito do que se espera de um Shiraz australiano em perfeita harmonia. Assim é o Kilikanoon, vinho de bastante complexidade que traz frutas bem maduras, algo de madeira e chocolate, textura aveludada e toque de especiarias.

Comida tailandesa
Fiquemos na política da boa vizinhança, já que temos restaurantes tailandeses em toda a esquina, assim como vinhos neozelandeses, principalmente Sauvignon Blanc, o grande orgulho kiwi. E o que é melhor: eles se combinam!

The Ned Sauvignon Blanc 2010 NZ $16


The Ned traz algumas das principais características da região de Marlborough como aromas e sabores
cítricos, certa mineralidade e grama,
tudo em perfeito
balanço e incrível pureza (100% pure é o slogan do país). Leve-o para o BYO tailandês, que você não vai se arrepender. Chok dee!

Comida italiana
Não tem jeito, brasileiro ama comida italiana, australiano ama comida italiana e não há no
mundo
vinho melhor para combinar com comida italiana do que... italiano.

Ruffino Aziano Chianti Classico 2008 ITA $25


Produzindo vinho há 130 anos no coração da Toscana, a família Ruffino faz este Chianti Classico com mínimo de 80% de uva Sangiovese e o restante Canaiolo e Merlot. Com textura aveludada e corpo médio, o vinho traz frutas, violetas, algo de especiarias e herbáceo. Vai bem desde a pizzinha em casa até o italiano BYO.

Sobremesa
Vinho de sobremesa não é muito familiar aos brasileiros, mas sugiro que vocês experimentem, ao menos uma vez, e sintam o prazer que essas botejinhas amareladas proporcionam com um, digamos, cheescake, por exemplo.

Deen De Bortoli Vat 5 Botrytis Semillon 2007 NSW $11


O Botrytis que aparece no nome nada mais é do que um simpático fungo que age sobre as uvas maduras. Mas não se preocupe, ele é usado há séculos na produção de vinhos de sobremesa e nunca matou ninguém. O Vat 5 é a porta de entrada ideal para você conhecer este tipo de vinho, já que o preço é uma barganha pela qualidade e o vinho, com a
romas de laranja e floral, textura licorosa e sabores de mel, castanha e até biscoito, proporciona uma ótima ideia.

Gran Finale
Pra mim, não há fechamento melhor para uma refeição do que uma taça de vinho fortificado (ou duas, três, quatro…). É o gran finale para um grande almoço, um ótimo jantar e, por que não, para um guia de vinho.

Drayton's Pioneer Tawny NSW $14


Secular família do Hunter Valley mais famosa por três tragédias ocorridas entre 1979 e 2007 do que pelos vinhos, a Drayton's têm longa tradição em fortificados. Este tawny, a exemplo do vinho de sobremesa daqui de cima, é um bom cartão de visitas para quem está iniciando nos fortificados, já que não é tão forte e nem tão doce. Traz sabores de compota, marmelo e um final prazeroso.

Categoria 1 -
Para bebericar (em casa) clique
Categoria 2 - Para socializar e namorar

........................Patrocínio...............................



Curtiu o Guia? Dê um like no Facebook!

Nenhum comentário: