terça-feira, 28 de junho de 2011

Bernard Tomic, o novo número 1 da Austrália

Há dois anos, o cara fez história em casa ao ser o jogador mais jovem a vencer uma partida do Australian Open - à época com 16 anos e 103 dias (veja).


Agora a pouco, o australiano Bernard Tomic, 18 anos e não sei quantos meses, escreveu definitivamente o nome no esporte ao atropelar o belga Xavier Malisse por 3 sets a 0, parciais de 6-1 7-5 e 6-4, em partida válida pelas oitavas de Wimbledon.

Com o resultado, ele passa a ser o primeiro tenista vindo do qualifier a alcançar às quartas-de-final em Wimbledon desde Vladimir Voltchkov, em 2000.

No último sábado, quando derrotou o "suécio" Robin Soderling, número 5 do mundo, ele já havia se tornado o mais jovem desde o norte-americano Michael Chang, em 1990, a chegar à quarta rodada do torneio (oitavas-de-final).

Mais! Com a vitória, A-Tomic, como a imprensa gosta de chamá-lo por aqui, garante-se entre os 100 melhores do planeta e passa o mala do Lleyton Hewitt, tornando-se o novo número um da Austrália, o primeiro desde 2004.


Apontado desde cedo como prodígio do tênis, Bernard Tomic já venceu a categoria Junior do Australian Open (2008) e do US Open (2009) e sempre teve certa marra - mas nada que se compare ao Hewitt.

Pelas quartas-de-final de Wimbledon, ele enfrentará ninguém menos do que Dovak Djokovic, número 2 do ranking e sensação da temporada. Está com cara de que o sérvio dará uma surra no moleque, o que seria bom para ele.

Mas como o tênis é uma caixinha de surpresas (ops, acho que já usaram essa frase para o futebol), seria bacana se o Tomic passasse à semi. Afinal, é um australiano se dando bem na matriz (ops, não 100% australiano, já que nasceu na Alemanha e é filho de pai croata).


Aliás, sempre tem um estraga prazer. Acabou com a hola.

Nenhum comentário: