sexta-feira, 24 de junho de 2011

Guia de Vinho 2011 - Categoria 2



Categoria 2
Para Socializar / Namorar

Noites de segunda a quinta
Ninguém tem mais idade para acordar de ressaca em dia de semana, o que não significa Lei Seca de segunda a quinta. Taí uma botejinha que vai fazer a alegria.

Mornington Estate Pinot Noir 2008 VIC $19


Pinot Noir reunindo boa qualidade, preço razoável e que esteja pronto para ser consumido talvez seja o vinho mais difícil de se encontrar na Austrália. Aqui existem bons e ótimos Pinots, mas em geral estão acima dos $25. Este Morington Estate é realmente um achado! Redondo e delicado, ele melhora com o tempo, mas já está pronto para ser bebido. É o típico Pinot com suas frutas e caramelo que vai muito bem para acompanhar um bate-papo furado ou prato leve.

Noites de sexta e sábado
Uma vez que descobrir este vinho, você vai querer tomá-lo não apenas na sexta ou no sábado à noite, como também no domingo, na segunda, na terça, quarta, quinta... ou seja, cuidado!

Wente Beyer Ranch Zinfandel 2008 EUA $20


Zinfandel, a uva mais emblemática da Califórnia, é uma parente, como diria nosso grande Marcone, muito próxima da italiana Primitiva. Pelo fato de chegarem poucos vinhos norte-americanos na Austrália, este talvez seja o melhor exemplar para conhecer esta uva, especialmente a este preço. Vinho extremamente perfumado com frutas e flores, traz certa complexidade, ótimo corpo e excelentes notas de coco.

Sábado à tarde
Sabe aquele sábado à tarde típico do inverno australiano com sol e frio? Aquele mesmo em que está muito sol para abrir um tinto e muito frio para uma cerveja?

Henschke Peggy's Hill Riesling Eden Valley 2010 SA $17


Sabor de fruta adocicada, pegada herbácea e um final deliciosamente salgado, é um vinho despretencioso de um produtor que tem nome de sobra (é ele quem faz o Hill of Grace, ao lado do Penfolds Grange, o outro grande vinho australiano). Ele é ideal para uma tarde num parque ou num gramado como o de North Bondi, por exemplo.

Domingão
Domingo foi feito para um chardonnezão, aquele mesmo que passou meses em barris, amanteigado, cremoso, excelente para acompanhar comidas mais pesadas ou apenas ser tomado.


Taylors Estate Chardonnay Clare Valley 2009 SA $15
Ele é simplesmente "O Chardonnay". E a esse preço, é praticamente o Silvio Santos, a alegria do domingo! Com sabores frescos e uma cremosidade deliciosa proporcionada pelo tempo que passou em barris de carvalho francês, é um vinho que enche a boca, possui paladar limpo e muita elegância.
Website

Antes do primeiro beijo
S
e ainda é muito cedo para chegar com flores, leve pelo menos os aromas. Mais! Elas nem sabem porquê, mas toda mulher gosta de Prosecco.

Brown Brothers King Valley
Extra Dry Prosecco SA NV $15


O aroma parece um jardim, de tão floral que é. Na boca, traz a efervescência das borbulhas, o adocicado das flores e um final com o nosso Guaraná (lembrou os bons tempos da garrafa marrom da Brahma).
Meu amigo, é
refrescante e tem charme. Vá tranquilo!

Para a primeira noite
O rosé é erótico. Fato! Uma pré-sacanagem engarrafada que demonstra de maneira direta e elegante as intenções para a primeira noite. Alerta: se não estiver certo do que quer, leve outro vinho.

Casa Santos Lima Bons-Ventos Rosé 2008 POR $10


A Casa Santos Lima já havia entrado no ano passado com um tinto e agora volta com o rosé. E não é só porque o Seu José Luis é o único produtor de vinho que encontro anualmente na feira da Vintage Cellars que fala português, e sim porque os vinhos são realmente bons e, pelo preço, são "a barganha". Com notas de framboesa no nariz, é um vinho suave e delicado.

Sofá e filminho
"Chove lá fora / E aqui tá tanto frio / Me dá vontade de..." Para esses dias ou noites que só nos restam sofá e filminho, chame o Semillon.

McGuigan Hunter Valley Semillon 2008 NSW $13


A má notícia: não é vendido nos bottle shops. A boa notícia: você o encontra na própria vinícola, o que pode ser a razão que faltava para você finalmente fazer aquela viagem para o Hunter Valley. O Hunter, por sinal, produz alguns dos melhores Semillons do planeta (só perde para Bordeaux, na França), e este faz jus à fama (não que seja um dos melhores do planeta, mas é bom). Com um aroma impressionante que lembra combustível, ele tem uma excelente acidez e traz um amarguinho no final.

"A noite"
Já que vai ser "a noite", é necessário que seja "o vinho". Ele, ao mesmo tempo, precisa ter personalidade, ser sedutor, elegante e, claro, em hipótese alguma pode pesar uma tonelada, caso contrário, colocaria tudo a perder.

Château Haut-Madrac 2007 FRA $22


Simplesmente, o melhor do Guia 2011. Produzido no Haut-Medoc, em Bordeaux, região de onde saem alguns dos melhores e mais emblemáticos eno-canhões do mundo, este vinho é um verdadeiro achado tratand0-se da limitada oferta de importados que temos por aqui. Eu não o conhecia até poucas semanas e agora é simplesmente o meu número um até $25 (sendo que valeria, tranquilamente, $50). O plano é o seguinte: compre uma garrafa e leve a "pequena" para jantar em um bistrô ou restaurante bacaninha. Se a grana estiver curta, aborte a segunda parte e faça você mesmo a sua especialidade. Na pior das hipóteses, vocês vão rir da sua comida e se deliciar com o vinho!

Categoria 1 -
Para bebericar (em casa) clique
Categoria 3 - Para combinar com comida clique

........................Patrocínio...............................




Curtiu o Guia? Dê um like no Facebook!

Nenhum comentário: