quarta-feira, 15 de junho de 2011

State of Origin - Tudo azul!

A Mirella e o Dave que me perdoem, mas está na hora dessa gente azulada mostrar o seu valor. E acho que é hoje!


Sim, meu amigos, desde que pisei na Austrália pela primeira vez, em agosto de 2007, não vi New South Wales ganhar o State of Origin. O máximo foram algumas vitórias isoladas, mas jamais a série, uma vez que Queensland tem dominado desde 2006.


Mas algo me diz que hoje à noite vai mudar!


O State of Origin, para quem não sabe, é o evento esportivo de maior rivalidade na Austrália. Esqueçam Wallabies x All Blacks no Rugby Union, Austrália x Inglaterra no The Ashes de cricket ou Liberal x Labour na..., nenhuma rivalidade é maior no país do que New South Wales x Queensland (ou Blues x Marrons, como preferirem).

Pausa para ilustrar a afirmação.









Detalhe: muitos dos que saem na mão defendem o mesmo clube na liga. Pausa desfeita.

O State of Origin acontece desde o início dos anos 1980 e é disputado, anualmente, no meio da temporada da Rugby League, em melhor de três jogos.

Ao contrário do que aparenta, o critério de seleção não é o estado de origem dos jogadores, mas o estado a que pertence o último time que defenderam antes de entrarem para a liga principal.

Ou seja, mesmo que o jogador tenha nascido em Queensland, caso o último time seja de New South Wales, o cara vai defender as cores de NSW. Outro requisito: é preciso estar apto a defender a seleção australiana, os Kangooroos, o que elimina grandes jogadores como os neozelandeses Benji Marshall e Jason Nightngale, por exemplo.


Na primeira partida deste ano, há três semanas, os cane toads, como também são conhecidos os jogadores de QLD, venceram os cockroaches (outro apelido dos Blues) por 16 a 12, placar apertado definido no finalzinho (imagem abaixo) que deu muita esperança a NSW, já que vem de uma série horrorosa de derrotas, incluindo 3 jogos a 0 em 2010.


O bom desempenho na primeira partida, apesar da derrota, trouxe de volta o respeito perdido e elevou o moral dos jogadores, que têm tudo para vencerem essa noite, em Sydney, e conquistarem a série no próximo jogo, em três semanas.

E um dos responsáveis, caso isso ocorra, será o novo técnico, Ricky Stuart, que fez algumas alterações, deu novo ânimo aos jogadores e até chorou durante discurso inflamado na apresentação do novo uniforme.


Abaixo, treino/ensaio dos Blues na última sexta, no oval de Coogee. Vai ser difícil, pois o time deles tem com craques como Billy Slater, Johnathan Thurston, Darren Lockyer, Cameron Smith, Petero Civoniceva, Greg Inglis e ainda é melhor, porém, já não é tão superior como nos últimos anos.


Hoje, às 20h, no Channel 9

GO BLUES!!!

Nenhum comentário: