sexta-feira, 24 de junho de 2011

Guia de Vinho 2011 - Categoria 1


Home


Categoria 1
Para bebericar (em casa)

A taça da saúde
Se dizem que uma taça de vinho por dia faz bem, uma de orgânico então, cura!

Temple Bruer Langhorne Creek Cabernet/Merlot 2006 SA $17 a $21


Uma das surpresas da degustação, o vinho traz aromas complexos, é bastante frutado, puro e com toque apimentado. A vinícola está estabelecida em Langhorne Creek, South Australia, desde o início dos anos 1970 e é referência de vinho orgânico na Austrália.
website

Enquanto cozinha
A única regra que sigo é: se não serve pra beber, não serve pra cozinhar. Radical? Eu sei, mas é porque gosto de bebericar enquanto cozinho e foi a desculpa que encontrei.

Pizzini King Valley Pinot Grigio 2011 VIC $20 a 24


Com este nome, não preciso dizer que trata-se de uma família de origem italiana. Mais do que isso, eles têm cultivado uvas italianas não muito comuns por aqui e feito bons vinhos. O melhor é o Sangiovesi, mas como é superior a $25, segue este redondíssimo Pinot Gris, que traz um delicioso aroma de maçã-verde no nariz, quase chiclete, e mantém na boca entre o azedinho e o frutado, perfeito para tomar cozinhando, cozinhar tomando ou vice-versa (ops).

Para ler e ouvir
Tudo aqui diz respeito ao prazer de ficar sozinho, sem ninguém para incomodar, enquanto lê, ouve e, claro, beberica.

Zuccardi Série A Bonarda Mendonza 2008 ARG $15


Se você é daqueles que gosta do sabor da Shiraz, mas não compra com frequência porque acha muito forte, está na hora de conhecer a Bonarda (pronuncia-se Bo-naaaar-da), uva que se deu muito bem na Argentina e neste 2008 da Familia Zuccardi traz sabores e aromas bem frutados, uma pimentinha preta, a exoticidade que também tem na Shiraz, porém mais leve - o que não significa pouco corpo.
website

Para esquecer de tudo
Para aquelas dias em que as técnicas de meditação e os ensinamentos búdicos não surtem o menor efeito, nem mesmo o tripppism, este vinho é a solução.

Penfolds Koonunga Hill Shiraz Cabernet 2005 SA $15


Quando você tiver $500 a $600 sobrando na carteira, compre uma garrafa do Penfolds Grange, o grande vinho australiano. Enquanto isso, este Koonunga Hill Shiraz Cabernet é uma opção acessível e fácil de beber que traz notas de coco, especiarias e pimentão, tem corpo médio e é bem estruturado.

Categoria 2 - Para socializar e namorar clique
Categoria 3 - Para combinar com comida clique

........................Patrocínio...............................


Curtiu o Guia? Dê um like no Facebook!

Nenhum comentário: