A verdade é uma só: o australiano médio, aquele tomador de VB em RSL, está pouco se lixando para o futebol (ou soccer, como ainda chamam por aqui).
Independentemente do que rola na Fifa, o que mais contou contra a candidatura australiana foi o desinteresse da população em ver o país sediando a competição, e a oposição interna de diversos setores, incluindo meios de comunicação e entidades esportivas como NRL e, principalmente, AFL.
Afinal, eles sabem do perigo que o futebol representa para as diferentes ligas de rugby, para o Australian Football, cricket etc, pois uma vez que pegar, vai estourar e ficar pra sempre. Mas, por ora, o soccer não passa de esporte de imigrante e wog (filho de imigrante nascido na Austrália).
A única emissora que realmente apoia o futebol no país é a SBS, que transmite alguns jogos internacionais ao vivo, possui programas especializados, abre espaço em seus noticiários e, acima de tudo, transmite a Copa do Mundo desde 1986 (só não mostra mais porque a Fox Sports compra tudo e o governo não protege a transmissão em tv aberta de futebol como de outros esportes nacionais). E ninguém simboliza melhor o futebol na emissora e na própria Austrália do que o lendário Les Murray, australiano nascido na Hungria apaixonado pelo esporte que esteve presente na transmissão de todas as Copas exibidas pela SBS.
Com esse perfil e trabalhando há décadas na única emissora realmente multicultural do país, não é de se estranhar que o cara é um entusiasta do futebol brasileiro e, infelizmente, vascaíno. Mas tem explicação. E matemática!
Les Murray está para o futebol australiano assim como os Canarinhos estão para o futebol brasileiro em Sydney. Ou seja, pensou em jogar uma pelada com brasileiros na cidade, o primeiro pensamento que vem à cabeça é o Sydney Brazilian Social Club, o popular Canarinhos, que desde 1972 joga religiosamente todo santo domingo, sendo que há pelo menos 20 anos no campo 7 do Centennial Park, oficialmente batizado de Brazilian Fields.
Pois bem, há tempos Les Murray é, digamos, patrono dos Canários, não em termos financeiros, mas no sentido de apoiar e dar força ao clube, já que o nome do homem pesa. Em 2004, por exemplo, juntamente com o atual presidente, Gel Freire, e o grande Dinamite, o maior artilheiro do Centennial Park caso o gol fosse 2 metros mais alto, Murray esteve no Brasil e acabou se convertendo ao time de São Januário.
E agora, para homenageá-lo e retribuir o apoio, os Canários criaram a I Les Murray Cup, competição que acontece neste domingo, no... Centennial Park, a partir das 9h30. A copa será disputada por 12 times formados por jogadores de diferentes nacionalidades e localidades. Serão 13 partidas no total, incluindo a grande final. Além do futebol, claro, vai rolar muita festa nos arredores, com participação especial do próprio Les Murray, que fará o discurso de abertura. Entrada grátis!
E para celebrar a primeira edição, às 17h, todos seguem para o Selina's, no Coogee Bay Hotel, onde rola mais uma edição do Beach Samba, festa da Baluart com batucada de esquenta e Samba Groove até às 22h. A entrada é grátis até às 19h - tanto pra mulher quanto pra homem. Depois é $10.
Enfim, se o australiano não gosta de futebol, o problema é dele. Nós gostamos! Se a Rússia e o Catar tem quantidades intercontinentais de petro-dólares, bom para a Fifa. Por aqui, um viva ao Les Murray e aos Canários (clique aqui para ler a história dos Canarinhos na íntegra)!
3 comentários:
...
"não é de se estranhar q o cara é um entusiasta do futebol brasileiro e, infelizmente, vascaíno. Mas tem explicação. E matemática!"... (rsrs)
Pois é, Pablito... Assino embaixo!!...
Mencionei num dos posts do Vlad a respeito – e apesar da enorme frustração, a namo sabe o qnto me doeu à notícia "Qatar as the winner" – mas de bom, como vc bem colocou... Era de se esperar, irmão, pois "o australiano médio, aquele tomador de VB em RSL, está pouco se lixando para o futebol (ou soccer, como ainda chamam por aqui)"...
E, realmente, a realidade é q a torcida "Torce-contra AFL" tá cagando p o então so-called "wog-game"... O Les Murray e o nosso late Johnny Warren (in memory) são os q bem sofrem com essa derrota mais!... Sinto muito por eles – imagino o JW como estaria se sentindo...
(previous comms, Pably)
Vlad,
Acho engraçado (cômico se não fosse trágico, é claro) a choração, no meu ver, pura hipocrisia dos canais australianos Chn 7, TEM, Chn 9, etc – com exceção obvia do SBS q SEMPRE lutou tanto p colocar o Futebol australiano no Mapa tã...o distante de tudo do Mundo...
Eles, a mídia do 7 ao 10 = "ah, triste momento p Aus, não merecemos isso... deveríamos nos candidatar novamente??... Não, não é justo com a Austrália."
Esse "justo" e "fair" com a Austrália é q me Freud a paciência... A pergunta é, o q estes canais fazem p colocar o Fut-australiano no Mapa??... Resposta: p***ras nenhuma!!
No final, qndo recebem a paulada do Catar/Qatar e da FIFA: "ah, tudo é um complô contra a Austrália." ("money talk", blá, blá, blá...)
Basta ver os últimos jogos da A-League e o "público" pagante... Ou seja, trezentos anos se passaram e olha o tanto q crescemos... UTA q parolas... É de doer!!
Ver Japão, ver Qatar e as Leagues destes países... O qnto evoluíram.
Agora, de boa, q chorem Mundos de lamentações (no meu ver, falsas lamentações) destes canais RACISTAS, claramente preconceituosos no ano 2010, qndo diz respeito Futebol/ou "Soccer" (como eles únicos preferem classificar ainda = SBS é entendido como Futebol)...
Get-up and smell the coffee Aus, entre as verdadeiras Forças do Futebol, dito, países q REALMENTE praticam e apóiam a pratica deste esporte... Lamentavelmente ainda não somos absolutamente NADA no Mapa Mundi Futebolístico!!
(time to do the, late, late, late home-work again, Australia!!)
Abs. Gel.
O Les nao e aussie...Ele e Hungaro!
O governo tá se esforçando para promover o futebol aqui. Tem um stand especial dedicado aos socceroos no saguão principal do Australian Museum em Canberra, que inclusive esclarece que o termo oficial na Australia é football, nao soccer. Footballoos?
Postar um comentário