sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal

Viver na Austrália é fantástico, mas quando chega o Natal é complicado. Exceto para os brasileiros que conseguem dar um pulo no Brasil, para todos os outros sempre tem um fundo de tristeza.

Não interessa que vivemos num dos melhores lugares do mundo, que os Eastern Suburbs e as Northern Beaches, onde concentram a grande maioria dos brasileiros de Sydney, se não são o paraíso, na relação beleza/qualidade de vida provavelmente estão mais próximos do que qualquer outro lugar do planeta.

Eu mesmo nem posso reclamar, pois tradicionalmente, na véspera do Natal, passo numa bela casa com dois amigos que conheço há quase 20 anos, e outros que se tornaram grandes amigos, e no dia 25 passo com a minha irmã, Paloma, meu cunhado, meus sobrinhos e a família croata do cunhado, o que significa old-fashioned Christmas em estado bruto aliado com um pouco do aussie style. Ou seja, é um pouco do sabor das antigas com a troca cultural que vivemos aqui.

De verdade, não posso reclamar, mas isso não significa que não sinto tristeza por não estar com o meu pai, minha mãe, minha avó, meus irmãos, primos, primas, tios, tias, sobrinhos e sobrinha que acabou de chegar, cunhados, cunhadas e mais amigos. Mas, claro, a Austrália não é mais uma colônia penal, e eu escolhi estar aqui, ninguém me mandou.

Importante: se a minha mãe está lendo esse post, estamos falando de lágrimas. Portanto, frase que postei ontem no Facebook para dar uma descontraída:

E ainda me cobram para ser pai! Minha ex-flatmate esqueceu um simpático cacto em casa e pediu para eu cuidar. Resultado: perdemos o cacto. Sim, a planta que sobrevive no deserto morreu. Ass: Uncle Pablo

Voltando ao Natal. Ontem fiquei sabendo que os pais do Leandro chegaram em Sydney. E também ontem vimos que se o dinheiro não compra o sistema, compra um bom advogado para se aproveitar das falhas do sistema. Estou falando do caso da Suellen (post anterior).

Sinto tristeza sim por não estar com toda a família, mas não tenho nenhum direito de ficar triste. Desde 2001, quando conheci a música do compositor Vince Guaraldi, essa tem sido a trilha do meu Natal. O cara é um jazzista que compôs vários temas para o desenho do Snoopy. Esqueçam as imagens abaixo, mas ouçam a música. Este é o meu Feliz Natal a todos os brasileiros que acompanharam o blog ao longo deste ano, e uma homenagem à Dona Solange, ao Leandro e suas respectivas famílias.

4 comentários:

Jo Turquezza disse...

Obrigada pela parte que me toca rsrs
Eu tenho um filho que mora aí na AU e minha primeira netinha vai nascer agora em janeiro e eu aqui no BR!
Coisas da vida. Que ótimo que podemos escolher o que queremos para nossas vidas, não é?
Saudades vão sempre existir mais a felicidade é o que mais importa.
Sinceramente, Feliz Natal.

Pablo Nacer disse...

Oi, Turquezza!
Obrigado por estar acompanhando o blog.
Não sabia que você tinha um filho aqui, que bacana. Parabéns pela neta.
Feliz Natal pra você também!!!!

Dukalua disse...

Realmente uma musica que relembra o espirito natalino,familia,amigos, saudades, alegrias, festas, comemoracoes..Feliza Natal Pablito!! Abraco

Solange Domingues disse...

Pablito,
Obrigada pela homenagem e um 2011 com muita saúde, harmonia, paz e prosperidade para ti e teus familiares.
Que Deus esteja com vocês!
Abraço.