terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dee and Us - Lançamento



Desde que me conheço por gente, amo música. Primeiro porque está no sangue. O irmão do meu bisavô, por exemplo, era o grande Joubert de Carvalho, autor de, entre outras, "Taí" (aquela mesma, Taí / Eu fiz tudo pra você gostar de mim / Ó, meu bem / Não faz assim comigo, não / Você tem / Você tem / Que me dar seu coração).

Do meu bisavô, Leônidas de Carvalho, herdei um piano. Tive aulas, mas disciplina para terminar algo não fazia parte do meu dicionário na infância, o que fez dos meus dois irmãos mais velhos donos do instrumento por uso capião.

Fabian, o primogênito, tinha talento nato, tirava tudo de ouvido, mas como andou durante anos no, digamos, dark side of the moon, não continuou (hoje está no white side). Já Christian, o irmão do meio, também muito talentoso e com as raras qualidades da dedicação, paciência e do foco, tornou-se um estudioso do assunto e, consequentemente, um grande tecladista. Ambos, com suas incríveis coleções de vinis, k7s e fitas vhs, não só foram responsáveis por 80% da minha iniciação musical, como também me expuseram diretamente à música.

Durante o colegial, no final dos anos 80, Christian estudava na mesma classe de Tom Saboia, guitarrista com exímio talento e um ouvido monstruoso. Os dois montaram uma banda nos corredores da Escola Nossa Senhora das Graças, em São Paulo, e eu tinha o privilégio de ouvi-los tocar petardos do Van Halen, Rush e Marillion em casa e de ver alguns ensaios no estúdio que pertencia à mãe do Tom. Estar num estúdio de verdade com doze anos era o máximo! Os dois chegaram a ir para os Estados Unidos, tiveram uma banda que fez relativo sucesso, lançaram dois álbuns e cada um seguiu o seu caminho.

Tom continuou tocando guitarra e compondo, se tornou produtor, engenheiro de gravação e mixagem, professor e escritor, lançando dois livros relacionados à música. O ponto alto da carreira aconteceu entre 2008 e 2009, quando produziu 7 Vezes do O Rappa, álbum que vendeu mais de 100 mil cópias e lhe rendeu um disco de ouro.



Semana passada, Tom lançou o álbum Gold, fruto de seu mais recente trabalho, Dee and Us, parceria com a cantora Mariana Dias. E hoje à noite, no programa Vibez Brazil, que vai ao ar das 21h30 às 23h, na 89.7 Eastside FM, a dupla Mau e Rapha tocará uma das faixas com total exclusividade (a partir das 8 horas da manhã da terça no Brasil). O que é a tecnologia!

Ouvir a Eastside



Eu tenho ouvido no site do Dee and Us, que disponibilizou todas as faixas para serem escutadas gratuitamente e compradas, e gosto cada vez mais. Claro, sou suspeito, pois há duas décadas Tom é uma espécie de guitar-hero pra mim. Mas que é um som muito prazeroso, musicalmente rico ao mesmo tempo em que é simples, e com uma sonoridade absolutamente universal que poderia ter sido criada tanto em North Bondi quanto em São Paulo, não tenho dúvida. E a voz da Mariana, sem comentários...

Site oficial

Myspace

Well done Tom!

Nenhum comentário: