segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

IELTS - Faltou a dica 11

Semana passada, fiz uma espécie de statement sobre o IELTS, com 10 dicas para se preparar e fazer a prova. Porém, eu ainda não conhecia a dica 11, o que custou caro pra mim (no mínimo $317, o preço de uma nova prova).

A dica 11 atende pelo nome de "jamais subestime o que você tem mais facilidade". Explico!

A prova vale 9, eu precsisava tirar média 6, mas com mínimo de 6 em cada banda. Tirei 7.5 no listening, 6.5 no speaking, 6 no writing e... 5.5 no reading. Isso mesmo, 5.5 no fucking reading!

Não passar na primeira tentativa é normal, mas o que doeu foi ter bombado justamente no fu%$ng reading, a porcaria dos quatro que mais faço desde que cheguei na Austrália.

Desde cedo, aprendi com meu pai que quando viajamos, a primeira coisa que se faz ao chegar no lugar - caso você não seja o Papa João Paulo II, claro, e tenha de beijar o solo - é comprar o jornal da cidade.

Na Austrália, comecei com a Eastern Courier, o semanário que recebia toda quarta-feira em Coogee. Nos favoritos na internet, SMH e Telegraph estão desde o início. O Telegraph, por sinal, depois que conheci pessoalmente o colunista de vinho John Fordham, que lá escreve todo domingo, foi decretado o diário titular da minha domingueira. Sem contar nas incursões à bliblioteca de Waverley, em Bondi Junction, onde pego gratuitamente não somente livros e revistas, como cd's e dvd's, e o trabalho para a Ozzy Study Brazil, que é baseado em leitura etc etc.

Esse próprio blog nasceu do reading, do fu%#$ng reading, pois no início grande parte do conteúdo era extraído das páginas de jornal e contextualizado para o público brasileiro.

Durante os preparativos para a prova, cheguei a acertar 38 questões de 40, o que foi determinante para o meu fracasso.

No dia do teste, eu estava bem mais preocupado com o listening e o writing. Após um surpreendente listening, que foi bem mais tranquilo do que imaginava, dei uma natural relaxada para fazer o fu$#%ng reading, que vinha na sequência. Afinal, não teria nenhum problema. Ledo engano!

Subestimei de maneira retumbante o que tinha maior facilidade e agora precisarei passar por tudo de novo, pagar novamente e seguir as 10 dicas novamente (ops, 11), se quiser continuar na Austrália. Mas faz parte. Só espero não aparecer em breve com a dica 12!

4 comentários:

Jo Turquezza disse...

Pena porque vai pagar de novo rsrs
Mas foi uma "experiência de vida", oh my God! Vá em frente sempre. Mesmo dando "topadas" a gente chega lá.
Feliz Natal.

Pablo Nacer disse...

Valeu, Turquezza! Brigadão, um Feliz Natal e um excelente 2011 pra você também!!

Paty Szabo disse...

é uma pena mesmo, mas não desiste hein! O pior é ter que pagar de novo pelo exame mas vai dar tudo certo. Think positive! Good luck!
Aproveitando Feliz Natal e um excelente 2011 !
Bjs

Pablo Nacer disse...

Valeu, Paty!
Brigadão!!!
Feliz Natal e excelente 2011 pra você também!
Bjs!!