quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Questionário CRBE - Comunidade Brasileira na Austrália?

Mantendo a linha cívica do último post, voltemos para duas semanas antes de eu embarcar para o Brasil, quando participei de uma happy hour com a Eliane da Silva, da Brazil WA (Brazilian Association of Western Australia ), a Lucia, da ABCD (Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Criança Bilíngüe), e a Beatriz Wagner, da SBS Radio.

O tema principal foi o Conselho dos Reprentantes dos Brasileiros no Exterior, aquele mesmo que escrevi algumas vezes no blog, primeiro informando sobre a eleição, e depois criticando o fato de não termos nos organizado e, consequentemente, eleito nenhum representante.

A Eliane, que representou a Austrália no evento a convite dos organizadores e fechava o relatório para enviar ao Itamaraty, colocou a gente a par e, mais importante, tentou entender porque não elegemos ninguém.

Desta conversa, ficou claro que mais do que nunca, é hora de todas as pessoas e associações envolvidas com brasileiros na Austrália esquecerem as diferenças e juntarem-se em torno de um interesse maior para, quem sabe, termos uma comunidade forte e organizada, e um representante eleito na próxima eleição.

Também ficou claro a necessidade de termos um meio de comunicação voltado especificamente para isso, para que todos possam, abertamente, trocar informações, atualizar sobre o que está acontecendo, expor problemas e dar sugestões referentes à vida comunitária.

Mas é imprescindível que seja um canal neutro, horizontal e aberto a todos, não pertecente à associação A ou instituição B. E o Facebook, com as facilidades de se criar uma página, administrá-la e, mais importante, permitir a participação de quem se interessar, é o primeiro passo. Lá na frente, quem sabe, passaríamos para um blog ou site.

A página no Facebook (provavelmente "CRBE-Austrália") ainda será aberta, mas antes, pela urgência do prazo, uma vez que a IV Conferência acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de outubro, as associações ABCD, ABRISA, BraCCA e BrazilWA, com o apoio do SBSC Canarinhos, entre outros, estão coletando as reivindicações dos brasileiros através de um questionário disponibilizado na internet para serem apresentadas no encontro. O questionário fica no ar até 31 de agosto e você pode dar a sua contribuição clicando aqui.

Esta é uma ótima iniciativa para agilizar o processo, porém, é preciso que, passada a conferência, a página no Facebook seja criada para ampliar a participação. Por aqui, vou ajudar no que for preciso para fazer a coisa acontecer, seja através de sugestões, disponibilizando o blog para divulgar e, claro, acompanhando o que está sendo feito.


Curtiu o post? Dê um like no Facebook!

2 comentários:

Anônimo disse...

Pablito, a razao pela qual nenhum brasileiro foi eleito na Australia e simples: matematica & tradicao. A comunidade brasileira na Australia pode parecer grande, mas se voce levar em consideracao que grande parte esta em transito e nao se antena nessas coisas ( CRBE), e que o numero de brasileiros que nasceram aqui eh infimo se comparado com japao e libano e este processo comecou apenas durante a epoca da ditadura no Brasil, tudo fica mais claro. Apenas Libano e Japao elegeram brasileiros, afinal, de acordo com estimativas mais de 140,000 brasileiros vivem no Japao. Esse eh o meu ponto de vista. Em outra nota, acredito que deveriamos revindicar uma posicao mais forte dos consuls que tem o dever de melhorar a relacao Brasil x Australia assim como dar suporte aos Brasileiros aqui e nao apenas funcionar como um poupa tempo da vida. Pra comecar, eles poderiam melhorar o site deles e oferecer mais informacao para os brasileiros. ( Juliana - shock) lol

Pablo Nacer disse...

Fala, Ju! Concordo plenamento com o que você escreveu sobre a questão numérica, inclusive, escrevi sobre isso na época. Mas parece que para a próxima eleição talvez mudem e torne proporcional ao número de habitantes, vamos torcer. E, independentemente, está rolando uma pré-disposição de diversas partes para realmente fazer a coisa acontecer que não havia antes. Vamos ver no que vai dar e contribuir para dar certo. Beijos!!