terça-feira, 16 de agosto de 2011

Goa Hippy Tribe - Mais uma da SBS

Enquanto a rádio 2GB, mencionada no post anterior, juntamente com canais de TV como o 7 e o 9, especialmente seus telejornais, entre outros veículos, representam o que há de mais arcaico e reacionário na mídia australiana, a SBS, cada vez mais, está em compasso com o presente.

Não digo isso porque tenho bons amigos lá, ou por ter coberto os jogos do Brasil na última Copa do Mundo, e sim porque sou realmente fã da emissora, que acaba de lançar mais um produto maravilhoso.


Em junho, durante a Semana dos Refugiados, eles vieram com o tapa na cara Go Back To Where You Came From, épico; no início deste mês foi a vez de Goa Hippy Tribe, documentário feito para a internet e nascido no Facebook (isso mesmo, FB) que pode ser descrito como "Movimento Hippy - Ascenção e Queda".

Na virada dos anos 1960/70, auge do movimento, pessoas de várias partes do mundo foram para Goa, na Índia, atrás das máximas sexo, drogas, rock n' roll, paz, amor e um guru pra cultuar. Encontraram tudo, experimentaram tudo e os excessos fizeram a maioria desandar.


Em Goa, dois hippies geraram Darius Devas, hoje um cineasta australiano independente que viveu seus três primeiros anos na Índia e depois cresceu em Byron Bay - reduto do movimento na Austrália.

Em 2009, alguém teve a ideia de fazer uma página no Facebook para tentar encontrar os, digamos, sobreviventes desse grupo. Informações foram chegando, pessoas aparecendo, até que a comunidade virtual decidiu reunir, após 30 anos, a comunidade original, novamente em Goa. E Darius, com a possibilidade de descobrir um pouco de sua história, também viu o reencontro como uma oportunidade para produzir um documentário.


Não um documentário tradicional, para TV ou cinema, com começo, meio e fim, e sim para a internet, com as entrevistas e os encontros sendo publicados semanalmente no Facebook e disponibilizados no website juntamente com diversos outros conteúdos produzidos exclusivamente.

O projeto foi apresentado para a SBS, que entrou de cabeça, e o resultado pode ser visto no espetacular site criado pelo craque Matt Smith, que reúne 13 entrevistas e 78 itens entre música, vídeo, mapas e artigos que são carregados em um mochilão conforme o usuário navega.

Está realmente fantástico e conta com produção da brasileira Fernanda de Paula Macedo. Já o projeto traz a essência hippy com um grau de auto-crítica que acaba com qualquer glamourização barata.

Assistam ao trailer, naveguem no site e vejam a página no Facebook, que conta com mais de 23 mil likes.


Curtiu o post, dê um like no Facebook e seja o centésimo da página!

Nenhum comentário: