segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Censo 2011 - Quantos brasileiros vivem na Austrália?

Está na hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor. No caso, sua quantidade. Afinal, somos 10 mil brasileiros vivendo (ou de passagem) na Austrália, 20 mil ou 30 mil?

Segundo e censo de 2001, éramos 2,776, em 2006 somávamos 7,489, e em 2011 somos... Bem, agora é com a gente.

O Australian Bureau of Statistics já entregou os formulários. Todo brasileiro que estiver na Austrália amanhã, 9 de agosto de 2011, deverá responder. Mesmo que seja o Caetano Veloso ou o Gilberto Gil de passagem de um dia pelo país (citei Caê e Gil devido às performances do último sábado).


Preencher o formulário é muito simples. Acabei de fazer e levei menos de 20 minutos. Respondi no impresso mesmo, achei mais fácil, mas se preferir, você pode ir direto no site da ABS, digitar o Census Number que foi entregue e preencher.

Entre os motivos para participar, selecionei três enviados pela antropóloga brasileira Cristina Rocha, professora da UWS/Universidade de Western Sydney, que encabeça a campanha "Apareça na Austrália!":

1. A contagem mais aproximada possível do número real de brasileiros mostrará ao governo australiano que a comunidade brasileira está crescendo e assim poderá haver mais políticas, serviços e programas para brasileiros (de tradução, saúde, festivais, etc) e mais fundos para tais programas.

2. Por outro lado, os resultados apurados pelo censo australiano certamente terão impacto na política brasileira direcionada para o atendimento dos brasileiros na Austrália.

3. A adesão de cada um pode contribuir, de forma decisiva, para tornar ainda mais relevante a nossa comunidade tanto para a Austrália quanto para o Brasil.


Aos trancos e barrancos, o Brasil está virando moda no mundo. Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas pela frente, cada vez mais, vão olhar pra gente. A própria Austrália, que de boba só tem os coalas, já está de olho no crescimento do país. Basta ver esta nova revista lançada pela Câmera de Comércio com total apoio do ministério do Kevin Rudd. Ou seja, se aparecermos também por aqui e ficarmos fortes, será bom pra gente.

Só para dar um exemplo, o tal do Brazilian Day da Rede Globo, que acontece em diversos países levando um time de artistas da pesada para se apresentar, por ora está longe da Austrália. Motivos? Distância e falta de interesse, já que o número de brasileiros é pequeno. Será? Comparado aos outros países, sim, mas será que somos tão poucos mesmo? E será que estamos tão mais distantes do que o Japão? Sei que a quantidade lá é infinitamente maior, mas respondendo o censo, aparecendo, talvez descobriremos que temos mais potencial.


Por tudo isso e para ajudar a passar a mensagem pra frente, lanço aqui o Bolão do Censo (ou Bolão do Censão - para abrasileirarmos a coisa). A ideia é simples: Quantos brasileiros você acha que vivem na Austrália? Escreva o seu palpite nos "Comentários" deste post e aguardemos. Quando sair o resultado oficial, pagarei um jantar no Braza no valor do rodízio (as bebidas são por conta do vencedor, claro) para quem chegar mais perto.

Meu chute é 18.432 brasileiros. Ops, acabou de pousar um ônibus da Aerolineas Argentinas. Minha aposta é 18.527. Mande o seu palpite e, mais importante, participe do Census 2011!


Curtiu o post? Dê um like no Facebook!

17 comentários:

Anônimo disse...

Oi Pablito... Eu acho que devem ser uns 17,728... daonde eu tirei esse numero eu nao sei, kkkk... Valeu por ajudar a criar um senso civico fora do pais. Apesar de morarmos longe do Brasil e' importante preservarmos nossas raizes com orgulho e principalemnte organizacao pra que assim possamos obter mais beneficios tanto do governo australiano como principalmente do brasileiro...

beijos Suzi e Bambanzinho

Anônimo disse...

Aprecio sua iniciativa, porem nao posso deixar de observar que existem coisas muito mais importantes do que a presenca dos artistas globais no Brazilian Day. A gente precisa sim e' de verba e iniciativa para um programa de conscientizacao educar os brasileiros que vem viver na Australia, para que nao continuem perpetuando as mesmas atitudes negativasque fizeram do Brasil o pais de onde eles resolveram sair... Mais educacao e menos festa por favor...

Eduardo Slompo disse...

Massa a ideia do bolão! Eu vou chutar 30.152.

Veronica Verissimo disse...

Pablito muito boa a materia do Censo 2011!! Segue meu chute de brasileiros em 2011 19,322 milimetricamente calculados hahaha ate parece!! :-)bjks Vero

Anônimo disse...

Eu vou chutar 23.456 !

Abracos, Lucas.

--
Lucas Jatoba
lljatoba@hotmail.com

Gel Freire disse...

"Quantos braisleiros você acha que vivem na Austrália?"..

"Braisleiros" = nenhum.
Quero o meu jantar garantido!! :)

(tô indo no blunder dos "feras", pois até mesmo eles dão os slip-ups vez ou outra!!... rs.. engraçadinho, né?!)

Vai aí o meu palpite = 33.566...
E "vamo q vamo", Pablito!!
Abs. Gel.

Tchelo disse...

Pablo eu vou nos 13.000 brasileiros na AU ...mas o meu jantar tem que ser em Melbourne.
Um abraço,

Marcelo Puelker

Fernanda de Paula Puelker disse...

Pablo eu vou chutar 21733 brasileiros na Austrália...
Um abraço,

Fernanda

Jo Turquezza disse...

Vou nessa se ganhar um jantar no OUTBACK aqui da minha cidade no BRASIL ahahah
Lá vai: 15.003. Precisamente!
Boa semana.
Ah! Vou colocar no Facebook, tá?

Jarbas Junior disse...

Opa o jantar e' meu....
a conta e' clara sao 39% de aumento entre 2001 e 2006 apliquei os mesmos 39% ate 2011 somei o resultado com o seu e dividei por 2 TOTAL DE BRASUCAS NA OZ=14468 NA CABECA!!!
VALEU!!!
E nao se esquecam que nesta quinta feira tem festa brasileira no Hugos com a banda TOCA JORGE!!!
Abrax!

sirjoe disse...

e' o numero da besta: 16,666, sem tirar nem por.

(+1 se o filho da Penny Wong for brasileiro tambem :o))

Sirjoe@operamail.com

Mirella Barbosa disse...

Pablito, aqui vai o meu chute: 30 mil. beijos

Balu Gimenez disse...

Fala aeh Pablito...
Segue o chute do Baluart... olha que de chute eu sou bom... de bico na canela... hihihhh...
Sao 17.309 Brazukas na Australia!!
...e 1.191 criancas!!

Total de 18.500 Brazukas!!

Grande Abraco... ("Jah Ganhei!!")

Paulo in Australia disse...

Meu palpite é para 23 mil. Abraços

Paulo

Anônimo disse...

Ola Pablito e a comunidade Canarinhos. 18,327 brasileiros atualmente. Vamos ver!

Alexandre Wolford

Rosangela Silva disse...

Ola Pablito! Otima campanha! O Censo eh importante mesmo! Somos 45.300 aqui na Australia... Agora se todos respondeão ao Censo, ae eh outro assunto neh! ehehehe... I hope so! You take care and keep up the good work on your blog! I really like it! =)

Anônimo disse...

Bom, meu palpite: 33.110,72

beijão Marcia