terça-feira, 17 de maio de 2011

Planking

Há pouco mais de um mês, a Austrália trouxe à tona a palavra bullying, depois que o gordinho (ops, o fortinho), constantemente provocado e humilhado na escola, resolveu revidar. Virou herói nacional e febre na internet.



Agora, a Austrália volta à mídia com outro termo, planking, verbo derivado de plank, que nada mais é do que tábua. Assim, numa tradução grotesca e livre, teríamos algo como:

Eu tábuo
Tu tábuas
Ele tábua
Nós tabuamos
Vós tabuais
Eles tábuam

Como não fez o menor sentindo, mantemos o verbo em inglês.


O planking não surgiu agora, mas há uns 10 anos, na Europa e no Japão, com o nome de the lying down game. O negócio basicamente consiste em deitar com a cabeça voltada para baixo e os braços deitados paralelamente ao corpo, em locais públicos, e ser fotografado. "You got a body, you got a Plank" é um dos motes.

Tamanha falta do que fazer não poderia seguir outro rumo que não fosse virar mania na internet. Passaram-se anos e não sei por qual motivo, caiu nas graças dos australianos, que, como sempre, deram o seu próprio nome à brincadeira rebatizando-a de planking.

A coisa se espalhou no Facebook e foi parar na televisão depois que o jogador de Rugby League David Williams, o popular Wolfman, celebrou um try na vitória do Manly Sea Eagles sobre o Newcastle Knights, em março deste ano, "planqueando". A comemoração foi parar no Footy Show e o planking no matinal Today, ambos do Channel Nine.


A partir daí, a coisa explodiu no Facebook. Hoje, são mais de 122 mil pessoas somente na página do Planking Australia e mais de 145 mil na, digamos, Planking internacional.

Tudo ia bem no mundo encantado do planking, até que o revés deu o seu primeiro sinal na última sexta-feira (não preciso dizer que era a 13), quando um cara de 20 anos foi preso em Gladstone, estado de Queensland, fazendo planking num carro de polícia.

E no último domingo, a idiotice tomou proporções mesopotâmicas após Acton Beale, o cidadão abaixo, também 20 anos, cair do sétimo andar ao tentar fazer planking em Brisbane. Ontem, até a primeira-ministra Julia Gillard comentou o assunto (sim, o governo não tem o que fazer).


A polícia de Queensland está sendo muito criticada, uma vez que na quarta-feira passada divulgou nota condenando a prática. Dizem que ao dar atenção demasiada a algo que não tinha a menor importância, causou frenesi desnecessário. Em Victoria, a polícia já determinou que multará em $300 quem fizer planking em linhas e vagões de trem.


O fato é que a brincadeira, antes apenas uma babaquice inofensiva, tornou-se uma grande cretinice que custou uma vida. A Planking Australia instituiu o dia 25 de maio como o primeiro Planking Day. O intuito? Incentivar a prática e o envio de fotos. Independentemente do que acontecer, se irão transformar o tal do Acton Beale em mártir, ou não, a única coisa que tenho a dizer é: get a life!



2 comentários:

Jo Turquezza disse...

Logo no dia do meu aniversário !!!!rsrsrsr Cada idéia doida neste mundo, não é?

Pablo Nacer disse...

Sério??? hahaha Sei que está bem adiantado mas já deixo os parabéns!!!