sexta-feira, 25 de junho de 2010
Bons-Ventos para Brasil e Portugal (entrevista)
Conforme dito no último post sobre Brasil x Portugal, hoje à noite a transmissão da Rádio SBS vai ser bem especial, já que estaremos em rede nacional transmitindo tanto no português do império quanto no da colônia, com comentaristas brasileiros e portugueses. Aliás, excepcionalmente hoje sou Pablo Guimarães e não Pablo Nacer.
Para entrar no clima do jogo, e aproveitando que o Guia PablitoAustrália está no ar e o inverno pegando, entrevistei um produtor português que tem um vinho no nosso Guia.
Ir para a home do Guia.
Trata-se do Bons-Ventos, vinho produzido pela Casa Santos Lima, de propriedade da família de José Luís, um simpático senhor que conheci há dois anos na feira de vinhos da Vintage Cellars. No meio de tantos produtores australianos e estrangeiros, foi um alívio para ambos poder falar um pouco no nosso idioma, já que ele era o único representante de Portugal e eu o único visitante Made in Brazil. Como de costume, experimentei absolutamente tudo o que ele apresentou, todos me agradaram e, quando soube dos preços, coloquei um enorme "B" na ficha de degustação, que significava "Barganha".
O Bons-Ventos custa somente $10 e é um vinho que não tem erro. Ele agrada tanto mulher quanto homens, já que ao mesmo tempo em que é suave, apresenta muita personalidade. Fácil e prazeroso de beber, ele serve para as mais diversas ocasiões, uma vez que pode ser combinado com comida, tomado sozinho, enquanto cozinha - conforme sugerimos no Guia -, enfim, vale até comprar uma caixinha de 6 que o preço cai ainda mais.
Meus amigos Janaina Rodrigues e Tercio Alexandro, o chef, que amanhã vão virar australianos de verdade, são grandes entusiastas do Bons-Ventos, e na adeguinha deles sempre há pelo menos duas botejinhas que eu invariavelmente acabo sapecando uma. Parabéns, Jana e Chef!
Bem, mas vamos à entrevista com o José Luis, que falou não apenas de seu vinho como também de Brasil x Portugal. No caso, de Portugal x Brasil.
Há quanto tempo o senhor trabalha com vinho?
Apesar de estar desde sempre ligado aos vinhos por motivos familiares, estou há cerca de 20 anos mais dedicado a esta actividade.
És o proprietário da Santos Lima? O senhor também é o winemaker?
Sim, sou proprietário, a empresa é da minha família Santos Lima desde há 4 gerações. Temos uma equipe de enologia e eu participo também no winemaking.
Fale um pouco sobre o Bons-Ventos, as castas que usa e também especificamente sobre a safra 2008.
O Bons-Ventos é de longe a nossa marca mais vendida, um pouco por todo o mundo. É um vinho que as pessoas provam e geralmente gostam, e invariavelmente apresenta uma excelente relação qualidade/preço. Uvas típicas Portuguesas, carácter, suavidade, tipicidade são ingredientes que tornam este vinho num sucesso. A Safra de 2008 foi muito generosa com Primavera e Verão suaves, floração e desenvolvimento das uvas sem sobressaltos, vindima sem chuva, o que resultou em matéria prima de óptima qualidade. Na Adega práticas de enologia cuidadosas resultaram num vinho de muita qualidade. Já as uvas são:
Castelão – fruta madura vermelha, frescura, persistência.
Camarate – elegância, muita fruta vermelha.
Tinta Miúda – típica da nossa região, com boa fruta e alguma estrutura.
Touriga Nacional – complexidade, estrutura, persistência.
Prêmios do Bons-Ventos Red 2008 Vintage:
Austrian Wine Challenge 2009 Silver Medal (Austria)
MundusVINI 2009 Silver Medal (Germany)
Decanter World Wine Awards 2009 Bronze Medal (United Kingdom)
San Francisco Wine Competition 2010 Bronze Medal (USA)
Conte um pouco sobre o seu terroir e a região onde produz.
A Região de Lisboa, mais especificamente Alenquer, onde nos encontramos tem condições muito favoráveis para a produção de vinhos de qualidade: clima ameno, boa exposição solar, protecção natural de ventos marítimos por suaves encostas, que permite um micro clima perfeito para a produção de vinhos tintos, e os solos argilo-calcários que retêm a quantidade certa de água para um desenvolvimento correcto dos vinhedos, tudo contribui para a qualidade dos vinhos da nossa região.
Como vê o desempenho de Portugal na Copa do Mundo?
Começamos com uma prestação pouco segura, mas que apesar de tudo nos deu 1 ponto. Com a Coreia do Norte recuperámos a confiança, confiança essa que vamos precisar para obter pontos com o Brasil.
Acha que se classifica para as oitavas? E depois, Portugal pode ir além?
Sim, acredito que podemos pontuar com o Brasil e vai permitir que classifiquemos, apesar de estarmos num grupo difícil. Depois tudo pode acontecer!
Qual é o seu prognóstico para Brasil x Portugal?
2-2!
Marcadores:
Copa do Mundo,
futebol,
Guia de Vinho,
vinho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Difícil vai ser encontrar esse vinho aqui em Brasil-sil-sil. Fiquei a fins. abs
ps: Vc me chamou de Marcelo lá no blog... tipo assim, quem é Marcelo???? rsrs.
Postar um comentário