quinta-feira, 17 de junho de 2010

Guia de Vinho (Categoria 1 - Para Bebericar)


Ir para a home do Guia

Categoria 1
Para bebericar (em casa)

A taça da saúde
Vinho tinto leve, de preferência orgânico, discreto mas com presença. Se for branco, que tenha algo mais floral, como os feitos com a uva branca Gewurztraminer.

Cono Sur Organic Cabernet/Carmenere (CHI) $13



Quem nunca ouviu que uma taça de vinho por dia faz bem à saúde? Então imagine uma garrafa! Brincadeiras à parte, este chileno tinto, o famoso orgânico da bicicleta, é um corte de Cabernet Sauvignon com Carmenere que traz compota e pimentão verde. Por ser orgânico, feito sem conservantes e agrotóxicos, requer mais cuidado no plantio da uva e na fermentação do que o habitual, por isso em geral são mais caros. Mas a $13, é bebericar uma tacinha e até pedir reembolso do Medibank.

Opção: Pipers Brook Gewurztraminer 2008 $24

Enquanto cozinha
Vinho não muito encorpado para ser tomado enquanto cozinha e usado no preparo. Pode ser tanto um branco como um tinto, depende do que estiver cozinhando.

Bons Ventos Casa Santos Lima (POR) 2008 $10



De cara, compota e aquele aroma de toffee de caramelo (lembram da balinha?). Um tinto não tão encorpado, mas redondo. Na boca, algumas notas de frutas vermelhas bem maduras. Para tomar enquanto cozinha, é perfeito, pois não traz muita informação, ao mesmo tempo em que é prazeroso. Ou seja, você não vai errar no vinho nem na receita. É como se estivesse cozinhando acompanhado daquela sua tia portuguesa que você nunca conheceu mas sempre ouviu falar. Pelo preço, vale dividir uma caixinha de 6 ou 12 com os amigos que o preço cai para $7 a $8 por garrafa.

Opção: Moondah Brook Verdelho 2008 $16

Para esquentar
Nessas noites cada vez mais frias, nada melhor do que um Merlot para esquentar sem pesar no bolso e que pode ser tomado sozinho ou com comida.

Grant Burge Merlot 2008 $17



Se você está começando uma adeguinha na sua casa, compre dois deste tinto. Um para tomar agora e outro para daqui a um ano. Você verá que no próximo inverno estará ainda melhor, o que não significa que neste não está bom. Com corpo de sobra para envelhecer mais um pouco, mas não pesado, este Merlot pede comida e traz um perfume delicado de ameixa. É acima da média.

Opção: Logan Weemala Merlot 2007 $20

Para ler e ouvir
Vinho leve mas que traga alguma informação e certa complexidade, não para competir com a música ou o livro, mas justamente para elevar o espírito com eles. Vá de Pinot Noir!

Oyster Bay Pinot Noir 2008 $19



Não abra este vinho e sirva imediatamente. Ao abrir, deixe-o respirar por pelo menos 20 minutos. No mínimo. Aí sim, beba! Quando aproximar a taça do nariz, sentirá a turma toda do Pinot Noir, incluindo aromas delicados, muita flor, madeira e toffee. Tinto elegante, com bom corpo e equilibrado, o Oyster Bay é um dos neozelandeses mais famosos e fáceis de serem encontrados por aqui.

Opção: De Bortoli Gulf Station Pinot Noir 2009 $16

Para esquecer de tudo
Uma bomba. Tinto encorpado com as tintas Shiraz ou Cabernet Sauvignon para aqueles dias difíceis. É tomá-lo em casa para esquecer do chefe, namorada (o), flatmate, trabalho, escola, homesick ou o que quer que seja.

Ingoldby Mclaren Valley Cabernet Sauvignon $11



Se você quer saber do que se trata um Cabernet Sauvignon da Austrália, este é um bom começo. Muito encorpado, equilibradíssimo, com berries escuras e um pimentão verde, é um exemplar típico que, para aqueles dias em que nada deu certo, vai fazer a alegria (ou derrubar de vez) com a promessa de que você amanhecerá melhor. Pelo preço: ca-ber-ne-za-ço!

Opção: Brokenwood Shiraz Barossa Valley,McLaren Vale 2007 $21

Categoria 2 - Para socializar (com os amigos)
clique
Categoria 3 - Para namorar clique
Categoria 4 - Para harmonizar (com comida) clique

Nenhum comentário: