quinta-feira, 3 de junho de 2010

Samba Mundi no 505 (e entrevista com Sandro Bueno)



Hoje à noite tem Samba Mundi, uma das melhores bandas de groove-funk-dance-samba-salsa, enfim, de Sydney, tocando no 505, um dos melhores lugares para ver e ouvir som ao vivo. O show começa às 20h, a entrada é $15 e o 505 é aquela mesma casa que falei em um post anterior, em Surry Hills (280 Cleveland St).

O Samba Mundi vai a campo com Junichi Shiomi (baixo), Toni Allayialis (vocal), Marcello Maio (teclado e acordeon), Rafael Hora (percussão), Sandro Bueno (percussão) e Giorgio Rojas (bateria), além de Daniel Goodacre (piano e trompete), que fará participação especial.

Para quem não conhece a banda, ninguém melhor do que o percussionista Sandro Bueno, um ano e nove meses de Austrália, para falar:

Há quanto tempo você toca percussão?
Toco desde os 12 anos. Quando comecei a treinar capoeira, tive que aprender todos os instrumentos que fazem parte da arte (berimbau, pandeiro, atabaque, reco-reco e agogô). Comecei a tocar profissionalmemte com bandas a partir do final dos anos 1990, início de 2000.

Você tem algum instrumento de percussão preferido?
Amo todos os instrumentos! Esse pra mim é o diferencial da percussão, pois você precisa aprender vários instrumentos e ritmos diferentes. Mas tenho as congas e o cajon como especiais. As congas porque são o clássico da percussão em qualquer lugar do mundo, e o cajon por ser um instrumento versátil que, se bem usado, pode ser tocado em qualquer tipo de música, do samba ao rock.

Quando você entrou no Samba Mundi?
Fiz meu primeiro show em novembro de 2008, quando conheci o Rodrigo Galvão (bateirista que hoje vive na África do Sul). Ele logo me apresentou pra todo mundo e, uma semana depois, me chamou para tocar no Marble Bar (Hilton Hotel) com a banda preferida dele (o cara tocava em diferentes e muito boas bandas). Depois fiz participacões em várias gigs, até que acabei sendo convidado pelo Marcello Maio (pianista e atual líder d0 Samba Mundi) para gravar o disco em março de 2009. Eles me aturam até hoje.

Fale um pouco sobre a banda.
O Samba Mundi surgiu em 2004 como um trio (Marcello Maio, Rodrigo Galvão e Junichi Shiomi). Com o decorrer do tempo, outros músicos foram entrando no time. A proposta era e ainda é fazer músicas dançantes, mas com compromisso tanto de arranjos como de letras. O Samba Mundi é, como dizem os críticos: "a funk multicultural collective", tendo gente de tudo quanto é lugar.

Fale rapidamente sobre cada um.
Junichi Shiomi - Baixista japonês, é um funky-man. O cara toca afro-music, samba, salsa e reggae com um groove de deixar qualquer negão com inveja.

Toni Allayialis - Australiana com raízes gregas, vocalista poderosa (tocou com INXS, entre outros), é a "aunty" da galera.

Marcello Maio - Australiano pianista e líder da banda, escreveu todas as músicas do disco. É um geniozinho de 24 anos.

Rafael Hora - Carioca da gema, veio da nata do samba do Rio. É, pra mim, o melhor percussionista brasileiro de Sydney. Meu parceirão na cozinha do Samba Mundi e em outros projetos. Tipo um lava a louça e o outro enxuga e guarda (rs).

Giorgio Rojas - Bateirista e percussionista peruano de primeiríssima linha, toca música latina como poucos e estuda música brasileira como um louco (na casa dele só se ouve música tupiniquim).

Sandro Bueno - Sou de Santos e venho aprendendo muito com essa galera.

É a primeira vez você que toca no 505? O que apresentarão hoje à noite?
Essa é a segunda vez que toco no 505, uma casa cultural, muito legal pra quem gosta de música boa. Apresentaremos as músicas do disco e alguns covers de clássicos dancantes, brasileiros ou não.

Onde compro o disco?
A banda tem um disco que pode ser encontrado hoje no show ou entrando em contato com algum dos integrantes via Myspace ou Facebook.

Quais são seus outros projetos?
Além do Samba Mundi, tenho outros projetos como a Banda Abuka, com meu parceiro Tiago de Lucca (São Paulo), cuja proposta é fazer músicas originais e clássicos da mpb, funk e do jazz mundial no melhor estilo "Brazilian Infused Grooves". O cara é o melhor parceiro que já trabalhei em toda minha vida, e fazemos as formacões de Duo, Trio, Banda e Full Band, com tudo que temos direito e sempre sonhamos.

Minha outra paixão é a capoeira, que pratico há quase 20 anos e estou ministrando aulas desde fevereiro num espaço em Woollahra, muito legal, com a sorte de ser procurado por alunos/amigos, contruindo uma atmosfera muito parecida com a que tenho com meu grupo no Brasil, o "Capoeira Santista - Mestre Ribas", no qual tenho muito orgulho de fazer parte!

3 comentários:

Unknown disse...

Adorei a entrevista com o Sandro. Mandou bem Pablito! E quem vive sem boa musica...

Unknown disse...

Pablito, me permita mandar um super beijo daqui da Africa para meu irmaozinho Sandro. Mano veio, adorei a entrevista, me fez lembrar dai e chorei muito. Parabens e sucesso!! Do teu brother Rodrigo Galvao.

Unknown disse...

Salve salve Pablito...
Quero deixar um salve para o Sandro...amigo e discípulo de longa data. Salve, meu brother!
Sucesso!!
Fica com Deus.
Ribas.