terça-feira, 22 de junho de 2010

How Far We've Come



Em 26 de janeiro deste ano, Australia Day e férias escolares, eu estava atolado em trabalho. Mal conseguia sair de casa. Paola, amiga que entre suas funções no planeta está a de colocar pessoas em contato, me ligou dizendo que comemoraria o feriado pátrio em Tamarama Beach, pertinho de casa. Falei que dificilmente iria. Passados 5 minutos, fui.

Mesmo com a fanfarra armada no parque da praia, com direito a lona molhada com cerveja para os australianos deslizarem e se arrebentarem, consegui conversar com um casal muito bacana recém-apresentado pela... Paola.

Os dois são mineiros e moram há anos aqui. Eduardo, designer, trabalha com arquitetura, teatro, cinema, ópera e televisão, e vive na Austrália há 15 anos. Fernanda, jornalista e coordenadora de produção da SBS Online, mora há 6. Falamos bastante, trocamos emails, telefones e não perdemos mais contato.


No The Pitanga Project I, conversando com o chef.

Seis meses se passaram e hoje o post é da Fernanda, que ontem lançou um importante e maravilhoso projeto online, desses que mudam paradigmas.

O nome é How Far We've Come e traz histórias de refugiados que vieram para a Austrália nas últimas décadas. De pintor chinês que se sentia um refugiado mental diante do regime político de seu país a habitante de Kosovo fugindo da guerra civil do final dos anos 1990, tem um pouco de tudo.

Este é o primeiro trabalho produzido pela Fernanda na SBS. Ela concebeu a ideia, viabilizou o projeto, orquestrou uma grande equipe e trabalhou na finalização, passando boa parte do tempo abrindo caixas de arquivos da emissora, revirando gavetas empoeiradas e conversando com os funcionários mais antigos na tentativa de localizar os arquivos certos sobre o tema produzidos nos últimos 25 anos pela emissora.



Quando encontrava alguma pista, precisava achar a pessoa. Aí era ligar para o clube uruguaio e perguntar se eles sabiam de algum tal de Juan. Obviamente, eles conheciam 874 Juans, mas até chegar no que estavam procurando, haja portunhol e spanglish.

Na universidade, uma das razões que a motivou a escolher o jornalismo foi a possibilidade de trabalhar com questões humanitárias e lidar com direitos humanos, o que ela acaba de fazer em How Far We've Come.

A questão dos refugiados é muito séria em todo o mundo. O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado trouxe o problema no início dos anos 2000 com o impactante The Children: Refugees and Migrants. Lembro que vi a exposição em São Paulo e saí atordoado.



Por aqui, o tema é polêmico e muitas vezes abordado de maneira distorcida, já que o governo australiano oferece proteção para refugiados através de programas humanitários. Os termos asylum seekers, refugees e illegal immigrant muitas vezes são colocados no mesmo saco, o que é um grande erro. Esta página do projeto é bastante esclarecedora: http://www.sbs.com.au/refugees/myths.html

Estamos na Semana do Refugiado (20 a 26 de junho), portanto, hora certa para tomarmos conhecimento do assunto. Ainda mais com How FarWe've Come, que está lindo e trazendo histórias de cortar o coração. Segundo a própria Fernanda:

"Ninguém é refugiado, a pessoa passa a ser."

Well done Fê!


Ir para o Guia de Vinhos

Nenhum comentário: