terça-feira, 26 de julho de 2011

Xopotó - Cozinha Mineira

Xopotó é um rio em Minas Gerais que nasce na Serra da Mantiqueira e banha a Zona da Mata do estado.


Em São Paulo, é um restaurante mineiro localizado há doze anos na Vila Olímpia. E dos bons!


Hoje, saindo da terapeuta (sim, após três anos, nada como uma sessãozinha), passei lá. Era pra ser um almoço rápido de segunda-feira. Fiquei horas.


Não só pela ótima comida, bem caseira, muito saborosa e nada pesada, como também por um atrativo da casa apresentado pelo dono: a cachaça.


Com dez anos de São Paulo, o mineiro Ben-Hur, atual dono, simplesmente deu uma aula. Só de cachaças mineiras são 54. Fora as outras. Não dá vontade de ir embora.


O restaurante abre todos os dias, tem especiais de almoço de segunda a sexta, mas recomendo ir no final de semana ou dia de semana à noite, sem pressa para voltar à labuta. Principalmente se estiver um dia quente e a parte externa do restaurante aberta. Sério, é no coração da Vila Olímpia e nem parece São Paulo.


Entre os pratos, o carro-chefe é o Mexido Mineiro, tradicionalíssimo, que traz lombo, carne seca, ovo, arroz, tutu, queijo, couve e torresmo. Logo em seguida vem a feijoada, servida todos os dias. Entre as cachaças, Tabaroa é imbatível! E olha que lá tem a rainha, Havana Anísio Santiago.


Quanto aos causos contados pelo Ben-Hur, teve um sobre o autor do quadro acima, um excêntrico mineiro que só pintava à noite e levou 40 dias para fazê-lo. Ao término, havia num canto do restaurante, junto ao material de trabalho, 40 garrafas vazias de cachaça. O que dá uma média de...

Xopotó
Rua Dr Fadlo Haidar, 136 (próximo à Fiandeiras e Clodomiro Amazonas)
Vila Olímpia - São Paulo
11 3849 1267


3 comentários:

Jo Turquezza disse...

Não tem filial em Niterói? rsrs
Adoro comida mineira!

Paty Perdigao disse...

Ah nao! quando li o titulo do post todas minhas expectativas foram para "australia vai além, restaurante mineiro é inaugurado em Sydney". Bom, pelo menos os paulistas estao passando bem =)

Pablo Nacer disse...

hahahahahahaha o dia que tivemos um restaurante mineiro como este por aqui, não precisaremos de mais nada!!!