terça-feira, 12 de julho de 2011

Hanami, O Florescer da Vida

Felipe Guedes, carioca que vive em Sydney, é o designer que fez a arte deste blog.

Priscila Guedes, irmã dele, formou-se na Escola de Belas Artes, no Rio, já fez alguns documentários e atualmente vive em Marseille, França.

Foto de Mariana Maffeis

Nos últimos dois anos e meio, desde que os meus fanfarrões sobrinhos nasceram em Sydney, tenho acompanhado com mais atenção a gravidez e o nascimento dos filhos das minhas amigas brasileiras.

E o que mais me impressiona é o brutal choque cultural que elas, em sua grande maioria ferrenhas defensoras da cesariana, sofrem quando se deparam com o estilo australiano, totalmente favorável ao parto natural.

Pois bem, após viver a experiência de receber o filho num parto domiciliar planejado, Priscila decidiu compartilhar as informações sobre esta prática pouco divulgada que revolucionou a vida dela, através do documentário Hanami, o Florescer da Vida.



Sinopse
É um documentário que retrata a atuação de um grupo de enfermeiras obstetras que dedicam suas vidas a apoiar gestantes no nascimento de seus filhos em um ambiente humano e acolhedor.

Atuantes na região de florianópolis desde 2005, essas PARTEIRAS URBANAS deram forma à equipe que atende principalmente a partos domiciliares planejados, propagando a profunda filosofia de humanização da gestação, parto e pós-parto como um novo paradigma de humanização do mundo, embasado pelo conceito do famoso obstetra francês MICHEL ODENT, que diz “para mudar o mundo é preciso antes, mudar a forma de nascer”.

Neste exato momento, o projeto luta contra o relógio para conseguir financiamento. Explico. Existe um site maravilhoso chamado Catarse, que serve como plataforma para financiamento de projetos culturais. É realmente fantástico e vale a pena ser visitado.

Até o momento em que escrevo este post, o documentário já conseguiu R$9.595 dos R$12.000 que precisa para ser financiado. Ou seja, falta pouco. Mas pouco também é o tempo, já que eles têm somente mais 8 dias para arrecadar o montante.

Assim, sugiro que você assista ao trailer e, se gostar, entre nos links que estão abaixo, conheça mais sobre o projeto e faça a sua doação. Tudo é extremamento bacana, o filme, o modo como pode ser financiado e o conceito de gestação e parto por trás desta história.

Link para colaborar
Blog do filme
Facebook do filme


Foto de Mariana Maffeis

Curtiu o post? Dê um
like n
o Facebook!

Nenhum comentário: