terça-feira, 5 de julho de 2011

Cartola na Vibez Brazil

Se alguém conhece um compositor de samba melhor do que ele, por favor, me fala. Enquanto isso, continuarei chamando o grande Angenor de Oliveira de maior sambista da história.


Sim, meus amigos, hoje, o gênio Cartola (1908-1980) é o tema da Vibez Brazil, programa de música e cultura brasileira que vai ao ar toda terça-feira, na 89.7 Eastside FM, em Sydney.

Agenor, como a grande maioria dos "
afro-brasileiros" de origem pobre, tinha tudo para não dar certo, exceto pelo extraordinário talento que foi devidamente desenvolvido quando mudou-se com a família para o Morro da Mangueira e tomou gosto pelo samba e pela boemia (não falei que era um gênio?).


O homem não apenas foi um dos fundadores da escola de samba homônima, como batizou a agremiação e escolheu as cores (sim, o verde e o rosa são deles), tornando-se muito popular nos anos 1930 a ponto de ter o grande maestro Heitor Villa-Lobos na lista de seus admiradores.


Após período de quase duas décadas de ostracismo - incluindo alguns dias de coma -, Cartola foi encontrado no final dos anos 1950, quando trabalhava como lavador de carros, e redescoberto nas décadas seguintes, sendo reconhecido de maneira definitiva, obviamente, depois de sua morte, em 1980.


Cartola gravou 4 álbuns e são deles que Raphanfarrael Brasil e a atriz carioca Tatiana Simplicio, a convidada especial de hoje, tocarão os belos sambas que vão ao ar das 21h30 às 23h, horário de Sydney (8 às 10h da manhã de terça - horário de Brasília).

Cartola na Vibez só não vai ouvir quem já morreu (ouça).


Curtiu o post? Dê um like no Facebook!

Nenhum comentário: