quinta-feira, 24 de março de 2011

Sunshine Cup - Leandro Barata e Miguel Nicolelis

A ideia inicial era um torneio para arrecadar fundos para as vítimas das enchentes de Queensland e do deslizamento no Rio. Mas sem data em fevereiro, o Sydney Brazilian Social Club, o popular Canarinhos, acabou mudando o destino da doação, porém mantendo o espírito.

Conforme vocês acompanharam nas últimas semanas, desde que o Bondi Rescue exibiu o episódio em que resgataram o Leandro Barata, o assunto voltou com tudo, incluindo matéria sobre ele no Channel 10 na véspera do embarque para o Brasil (aqui).



Com isso, a Sunshine Cup, que seria "a day to raise hope and money for QLD & Rio", passa a ser "a day to raise hope and money for Barata".

Money
O evento acontece neste domingo, 27 de março, no Brazilians Fields, o campo 7 do Centennial Park, em Sydney, também conhecido como "Ninho dos Canários". Serão 8 times de 7 jogadores disputando partidas de 40 minutos (20 por 20). Os primeiros jogos começam às 10h e a grande final será às 15h30 (clique aqui para ver a tabela completa). Enquanto isso, nos arredores rolará churrasco, cerveja, refrigerante, música e muito mais. A festa vai até às 17h, está todo mundo convidado e a entrada é grátis!

Para os jogadores, prêmios especiais - um oferecimento dos amáveis patrocinadores (Go Australasia!). E cobertos os custos do clube, todo o lucro será depositado na conta aberta especialmente para o Leandro (para doar, é só clicar no banner ao lado).

Mas como o próprio nome diz, além de money, também estamos falando de hope, e esses dias li algo fantástico sobre um brasileiro que talvez possa fazer não apenas o Leandro, mas milhares de pessoas que se encontram na mesma situação voltar a andar.



Hope
O nome dele é Miguel Nicolelis, cientista brasileiro que no ano passado ganhou o cobiçado prêmio de US$2,5 milhões do National Institutes of Health, dos Estados Unidos, para continuar suas pesquisas sobre o funcionamento do sistema nervoso e a interação entre o cérebro e a máquina.

Nicolelis e sua equipe foram os primeiros no mundo a descobrirem as bases neurais de instalação do Mal de Parkinson e têm trabalhado em uma interface cérebro-máquina que liga os neurônios diretamente com os nervos, sem precisar passar pela medula.

Simplificando ao extremo a explicação (com todo respeito à Nossa Senhora da Ciência), o que ele fez foi implantar eletrodos no cérebro de pacientes com o Mal de Parkinson para registrar como se processam as informações sobre a produção de certos movimentos. Com os dados, eles decodificaram os comandos contidos na atividade elétrica dos neurônios associados a esses movimentos.

Depois, ao instalar no cérebro um eletrodo com as informações, digamos, corretas dos movimentos, e um chip para captar os sinais, estes estímulos são convertidos em comandos digitais e captados, como aconteceu com a macaca Aurora, cobaia usada pela equipe de Nicolelis na Universidade da Carolina do Norte, que moveu um braço robótico apenas com o estímulo do pensamento. Se as pesquisas avançarem conforme prevê o brasileiro, essa tecnologia poderá, um dia, possibilitar que um tetraplégico volte a andar.

Paulistano que passa a maior parte do tempo entre os Estados Unidos e a Europa, Miguel Nicolelis também é diretor-científico do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), no Rio Grande do Norte, que, segundo o próprio, faz “o uso da ciência como um agente de transformação social” e já se tornou referência mundial de pesquisa biomédica. Para conhecer mais sobre o trabalho desse brasileiro que não tem a popularidade de um Big Bother, mas é um dos maiores gênios da ciência moderna, clique aqui.

Nenhum comentário: