sexta-feira, 4 de março de 2011

Cintia Pannebecker - Despedida e Homenagem

Desde que comecei a conhecer as Marisas, grupo de corneteiras de Sydney que, uma a uma, fui ficando amigo, sempre ouvi falar de uma tal de Cintia.



Demorou mais de um ano, até que numa sexta-feira, no 505, a Vivi nos apresentou. Gente finíssima e chef de cozinha formada no Le Cordon Bleu, a conversa logo engrenou e já marcamos para a segunda-feira seguinte (ou terça, não lembro) de fazer uma receita para a Radar Magazine.

Como o tema era cerveja artesanal, partimos do princípio de que a bebida deveria entrar no preparo, e ela logo sugeriu Galinha cozida na cerveja preta. Gosto dos galináceos, mas não sou nenhum entusiasta, tanto que ainda não havia dado nenhuma receita com frango, galinha ou o que mais tivesse asas e não voasse. Justamente por isso, e por confiar 100% no pouco que conheci dela, embarquei sem o menor receio.

Resultado: foi o melhor prato à base de galinha que comi na vida!

Em dezembro do ano passado, recebemos a notícia de que a Cintia voltaria para o Brasil. Fiquei triste por perder uma nova amiga, triste por saber que Sydney está perdendo uma excelente chef e o que mais me impressionou foi a tristeza das amigas, que só aumentou nesses últimos dois meses.

Hoje à noite, teremos a festa de despedida e amanhã ela embarca de volta para Porto Alegre. Em homenagem, não só publiquei no final deste post a receita que fizemos (a matéria completa pode ser lida aqui), como também pedi para as amigas escreverem mensagens de despedida, que as publico a seguir:



Gatona, fico triste que você se vai, mas acredito que nada na vida é por acaso e tenho certeza de que você terá muitas oportunidades no Brasil para mostrar o seu talento gastronômico. Obrigada pelos momentos que passamos juntas, pelos rangos, pelas nights, pelos conselhos e por ter acrescentado coisas boas na minha vida. Vai com Deus e te vejo em breve. Beijão bem grandão!
Lili

Apesar de estar prestes a deixar as Marisas desfalcadas, tenho certeza de que o Brasil está te aguardando de braços abertos, pois a experiência que você adquiriu aqui vai abrir muitas portas. Que você continue sempre com planos em mente e batalhando pelo que quer. Vou sentir muita saudade das prosas. Vai com tudo que tem muitas conquistas pela frente.
Belinha

Cintia, te desejo muita sorte e sucesso no teu retorno... Sei que você encontra (e leva) felicidade aonde quer que você vá... E sei que você vai se dar muito bem no Brasil. O Brasil precisa de pessoas como você... Você vai fazer muita falta aqui com seu jeitão único, de ser muitas em uma: minha mãe, minha irmã, minha amiga, minha consultora, minha flatmate, minha cozinheira favorita, minha diversão, meu silêncio, meu suporte.... Vejo você ir com o coração mais tranquilo porque sei aonde te achar...Te cuida e não esqueça que te amo! Te vejo no final do ano...Você segue sendo meu exemplo...
Su (e Bambamzinho)



Afinidade - por Arthur da Tavola

"...afinidade - existia antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois que as pessoas deixaram de estar juntas......afinidade é ficar longe pensando parecido, é ficar conversando sem trocar palavras... Afinidade - é nao lamentar o tempo de separação - porque tempo e separação nunca existiram: foram apenas oportunidades dadas (tiradas) pela vida, para que a maturação comum pudesse se dar..." Cintia Maria, não vá:) love you amiga!
Vivi Biesemeyer

Se eu fosse escrever uma frase agora sem pensar muito... seria que a Cintia tem um humor requintado, por ser muito inteligente, ela sabe usar isso muito bem com frases certas na hora certa, conteúdo total, energia mais do que boa, vai fazer falta!!! Besos!
Rafa Nardi

Querida Cintia, estrelas como a sua brilham em qualquer lugar e iluminam por onde passam. Foi um imenso prazer encontrar uma alma como a sua na minha vida. Que você tenha muito sucesso na sua volta ao Brasil. Sei que vai arrasar por lá. Obrigada pelas conversas, pela amizade, pelas risadas, pelo carinho e pelos maravilhosos quitutes. E saiba que aquele bobó de camarão ficará na história, na minha história, na da minha filhinha e com certeza na sua. Vai com fé! Vai que é sua!Sei que nos reencontraremos um dia. E você, aqui em terra australis, será sempre lembrada e viverá para sempre na nossa história. Agradecemos todas por termos tido a oportunidade de ter você por aqui. Que a Sagrada Mãe Natureza te abencoe e te ilumine em todos os seus dias! Abraco apertado!
Paola e Macaquinha



Galinha na cerveja preta

Ingredientes para 4 pessoas
1 fio de azeite
1 colher (sopa) rasa de manteiga
4 coxas e 4 sobrecoxas
2 cebolas grandes picadinhas
6 dentes de alho picadinhos
1 pacote de creme de cebola em pó
2 latas de cerveja Guinness (ou outra cerveja preta seca)
1 ramo de alecrim
Sal, pimenta preta e molho de soja (shoyo) a gosto

Preparo
Em uma frigideira, aqueça o azeite de oliva, a manteiga e sele as coxas e sobrecoxas - até ficarem levemente douradas. Retire a galinha e, na mesma frigideira, coloque a cebola para dourar (3 minutos), seguida pelo alho. Deixe dourar por uns dois minutos. Em uma panela grande, coloque a galinha, a cebola, o alho, o creme de cebola, a cerveja e o ramo de alecrim. Tampe e deixe em fogo alto. Assim que começar a ferver, baixe o fogo e deixe a panela tampada, cozinhando, de 45 minutos a uma hora. Quando a carne começar a descolar do osso da coxa, é sinal que está pronta. Retire o frango da panela e reserve-o em um prato. Coe o molho e coloque-o na frigideira em fogo alto para reduzir e encorpá-lo (uns 10 minutos). Com uma colher, retire da superfície o excesso de gordura liberado pelo frango. Coloque o frango de volta na frigideira para reaquecer e ajuste o sabor (sal, pimenta preta e molho de soja). Sirva acompanhado de aipim cozido temperado com sal e manteiga, e uma farofa simples por cima do aipim.

Amigos enogastronômicos do Brasil, fiquem atentos a este nome: Cintia Pannebecker.

Cintia, você é craque e vai se dar muito bem. Beijos!

2 comentários:

Jo Turquezza disse...

Vou testar a receita (apesar de não ser chegada a creme de cebola em pó rs).
Sorte para Cíntia.
A revista Radar Magazine existe em blog ou site? Conheço de nome tem tempo e gostaria de ler.
Obrigada.
Felicidades.

Gel Freire disse...

Pablito, mas certeza absoluta q vou arriscar essa receita tbm!.. Valeu!!
Only little problem I might face, onde virar essas latinhas de Guinness, fio!! (rs)
Cintia (como conterrâneo brazuca)... "Chef de cozinha formada no Le Cordon Bleu", you certainly have reached the skies in the professional horizon!!... Felicidades no Brasil!! :)