quarta-feira, 16 de março de 2011

Racismo ou Realismo?

Kema Rajandran, esta simpática cidadã australiana de origem indiana, está causando frisson (para usar um termo da indústria) no mundo da moda australiana. Não por ar-ra-sar (para usar outro termo da indústria) na passarela, mas em virtude da uma polêmica.



Após 2 anos trabalhando como modelo no Reino Unido, Kema decidiu tentar a sorte em Perth, capital de Western Australia, um estado muito muito distante de qualquer outro lugar do planeta (incluindo os estados vizinhos).

Pausa para congratulações em Perth: Roberta Toneto, Anderson e, por tabela, dona Elisa e seu Luiz Carlos, parabéns pela ótima notícia. Xixão, a pressão só aumenta no senhor, meu caro, welcome to my world!

Voltando: na segunda-feira passada, Kema enviou uma pequena biografia e fotos para a agência de modelos Chadwick Models, que respondeu dizendo que ela é muito fotogênica e serviria para um dos quadros da agência, porém com a ressalva de que pelo fato dela não ser de origem caucasiana, as oportunidades de trabalho em Perth seriam extremamente limitadas. A morena está possessa!

O mundo da moda, com raríssimas exceções (Naomi Campbell é uma delas), é dominado por loiras, loiras, loiras pintadas de ruivo, modelos com cabelos castanho claro, morenas com olhos verdes ou azuis, morenas exóticas e... mais loiras. Seja em Paris, Milão, São Paulo, Nova York ou Sydney. E Perth, apesar de muito muito distante de qualquer um destes centros, não foge à regra.

A Chadwick Models, claro, já está sendo alvo de uma avalanche de críticas, mas antes de pregá-los na cruz, pergunto: foram eles racistas ou realistas?

Sinceramente, acho que a Chadwick Models é apenas a ponta do iceberg. Eles deixaram de lado a comumente hipocrisia e falaram a verdade - verdade essa que reflete a real face de uma indústria que segue padrões absolutamente específicos de beleza - padrões essses que são, no mínimo, excludentes, e que talvez sejam o reflexo de algo ainda maior: o racismo inerente à sociedade ocidental.

E vocês, o que acham?

Um comentário:

Anônimo disse...

A Australia é um país multi-étnico mas com padrões de beleza obsoletos e ultrapassados. Eu acho que aquela loira azeda que está sempre nas propagandas da Myers entre outras australianas, não é nada inspiradora e deveria ser substituída pela Kema!
Daniela