quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ciclone Yasi - O pesadelo continua em Queensland

Como se não bastassem as inundações em Brisbane e toda a região, agora é a vez do extremo norte de Queensland, entre Cairns e Townsville, sofrer com a força devastadora da natureza.

O ciclone Yasi, de categoria 5 (máxima), já está a caminho, na Grande Barreira de Corais, com ventos de 295km/h que podem passar dos 300km/h esta noite, quando atingir Cairns e Innisfail, cidades que deverão ser mais afetadas. São esperadas ondas de até 7 metros.

Ventos de 180km/h já destruíram o sistema de radar do Bureau de Meteorologia de Willis Island, a nordeste de Cairns, prejudicando o trabalho da estação que ontem mesmo foi evacuada.

Aos moradores que vivem em Cairns e toda a região costeira de North Queensland, e não deixaram suas cidades, a recomendação do governo é para permanecerem em casa. De preferência, no banheiro, a área mais segura das casas mais novas.

Em breve, o fornecimento de água, gás e eletricidade será cortado, as linhas de emergência da região deverão ficar pelo menos 24 horas fora do ar a partir das 22h ou meia-noite, horário previsto da passagem do olho do ciclone, portanto, as famílias e amigos, num primeiro momento, terão de se protegerem por conta própria.

Para o banheiro, devem levar medicamentos, fotografias, roupas quentes, fórmulas para bebês, fraldas, documentos importantes (especialmente de seguradoras), travesseiros, colchonetes, sleeping bags, sacos plásticos impermeáveis e kit de evacuação com baterias novas para rádios e lanternas, luvas cirúrgicas, velas, fósforos, sacos impermeáveis e itens de primeiros-socorros.

Em caso do teto voar, a recomendação é para permanecerem dentro de casa, pois apesar de se molharem é muito mais seguro do que tentar sair na tempestade.

Todos os portos já estão fechados, a maioria dos aeroportos idem, assim como boa parte do comércio e todas as escolas, que não funcionarão mais esta semana.

O mundo como o conhecemos já era. O planeta está sofrendo profundas transformações e a faxina começou. Àqueles cujo únicos valores são o dinheiro, o consumo pelo consumo e os bens materiais está mais do que na hora de repensarem seus valores, caso contrário, em breve estarão sem nada.

3 comentários:

Gel Freire disse...

...
Pablito, bem nessa... No histórico "of living", só temos q culpar a nós mesmos... Como inconsideração e regrinha, consumimos mais q o necessário, esgotamos os nossos recursos naturais em ordem de manter a nossa própria "exaustão"... e o amanhã... "ah, f**-se o amanhã!!"
Como já dizia o meu querido avô Belarmino Freire, o "Seu Belinho", 97 anos, pescador-exímio, conhecidíssimo no litoral capixaba – via peixe onde todos duvidavam... "pode jogar a tarrafa (a rede) q 'eis' vêm."
(e vinha mesmo!! :)
"é, meu 'fiu', um dia a água vai 'tomá di vorta' tudo q é dela.. aí a casa cai pra todo mundo." (sábio Vovô-Belinho!!)

Pablo Nacer disse...

Sábio Seu Belinho, Gel!!! O poeta também já cantou "o sertão vai virar mar". Infelizmente, não tenho dúvida.

Jo Turquezza disse...

Razão absoluta !!!!!
O Planeta fica, o dinheiro "voa".
Os arrogantes endinheirados por sofreguidão voam pelos ares junto com o dindin .....
Vovô que estava certo !!!!!
Frase sábia: O serão vai virar mar e o mar vai virar sertão .........