sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Adéu, Barcelona!

Em meio a tanta desgraça acontecendo em diferentes níveis e escalas, segue um dos vídeos mais bacanas que vi nos últimos tempos, feito por um brasileiro que acaba de desembarcar na Austrália após três anos vivendo em Barcelona. Foi justamente a gratidão à cidade que levou o diretor de arte Lucas Jatobá, irmão do nosso glorioso Fernando Jatobá, da Fibra, a fazer este emocionante filme. A seguir, entrevista com ele e, claro, link pra película.



Como e quando surgiu a ideia dos balões?
Depois que saí da agência de publicidade que eu trabalhava em Barcelona, eu queria um tempo para descansar e pensar na vida, antes de vir morar em Sydney. E pensei: como criativo, sempre tive que pensar ideias para os outros. Mas por que não pensar uma ideia criativa pra mim, pra agradecer os 3 anos que fui feliz em Barcelona?

Fale sobre o filme.
Primeiro fiz só com 7 balões, distribuindo 7 entradas de teatro. Isso foi em dezembro e paguei tudo do meu bolso. Só que usei uma música do Eddie Vedder que eu não tinha os direitos e me fizeram tirar o vídeo do ar no terceiro dia, quando já tinha conseguido 50 mil views. Daí, um website espanhol, atrapalo.com, que tinha visto e adorado, me ligou pra falar que queriam me doar 250 entradas para o teatro pra eu fazer tudo de novo. E então eu fiz esse novo vídeo, igual ao primeiro, mas com muito mais balões.

Como tem sido a repercussão do vídeo?
Só no primeiro dia tive 25.000 views e mais de 1.000 comentários super bonitos e emocionantes no Facebook! Muita gente se emocionou, chorou ao ver o vídeo e até uma menina me pediu em casamento (risos)!

Chegou a passar na sua cabeça que alguém poderia reclamar por estar, digamos, "sujando" a cidade?
Sim, poderia acontecer, mas acho que a atitude, a mensagem que os balões levam são mais importantes. Além disso, nenhum balão vai ficar no chão, porque sempre tem alguém querendo um balão pra levar pra casa. Quando a gente soltou os balões na Sagrada Família, as pessoas corriam e competiam pra ver quem ia pegar. Com certeza nenhum balão ficou perdido pela cidade.

O que você fazia na Espanha?
Eu trabalhava como criativo e diretor de arte numa agência de publicidade.

Quais são seus planos para a Austrália?
Conseguir trabalho em alguma boa agência de publicidade em Sydney.

Link pro vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=zEpo4gExLT8

Mais informações em www.lucasjatoba.com

Um comentário:

Gel Freire disse...

Tô bem longe de ser o "Sydney City Mayor", mas se tivesse a "chave" já tava nas mãos!! (rs) ... Muito criativo o vídeo, parabéns... Bem-vindo a Sydney, conterrâneo!! Abs. Gel.