domingo, 2 de maio de 2010

Jessica Watson - O pior ficou para o fim (mas vai passar)



A situação é a seguinte. Jessica Watson, a adolescente australiana que está prestes a se tornar a pessoa mais jovem do mundo a circunavegar o planeta sozinha, sem parar e sem assistência, poderia estar muito mais próxima de Sydney. Poderia, pois é justamente nas milhas náuticas finais que a jornada está mais complicada.



Conforme escrevi no último post sobre a nossa Amyr Klink de saias, após entrar em águas australianas, Jessica seguiria pela Great Australian Bight, entre os estados de Western Australia e South Australia, depois, em vez de "ir reto" e atravessar o Bass Strait, entre Victoria e Tasmania, ela desceria a sudeste, navegaria ao sul da Tasmania, contornaria o estado-ilha e depois subiria para Sydney. Tudo isso para evitar o Bass Strait, que além das más condições climáticas, é repleto de barcos e ilhas.



Porém, já faz uma semana que o caminho pela Tasmania também está complicado devido a um sistema de baixa pressão (pra facilitar: péssimo tempo), que a obrigou a praticamente ficar parada aguardando melhora na previsão. Mas como estamos falando de mar e não de rodovia, "parada" não é exatamente o termo correto, principalmente porque onde ela se encontra, o tempo também está deplorável, com ventos que passam dos 35 nós e ondas de 10 metros, como essa segunda na foto acima. Não preciso dizer que o Ella's Pink Lady capotou recentemente (mais de uma vez), e ela está com alguns hematomas.



Bem, o negócio é ter paciência, não deixar que a ansiedade de abraçar os pais e tomar um banho quente atrapalhe e esperar por dias e ventos melhores. Que certamente virão, não só no mar, mas principalmente em terra firme após tamanho feito.

Anotem aí: próximo 26 de janeiro - Jessica Watson - Australian of the Year!

Fotos: Jessica Watson
Blog oficial da aventura: http://jessicawatson.com.au/_blog/Official_Jessica_Watson_Blog/

Nenhum comentário: