domingo, 9 de janeiro de 2011

Update na geografia de Bondi Beach



No início do verão, escrevi no blog sobre a geografia de Bondi Beach, falando das divisões da areia. Agora, no auge da estação, estou fazendo uma atualização da geografia, uma vez que ontem foi daqueles dias memoráveis.

Joseph Flag, o responsável por criar a bandeira de todos os países do mundo, foi muito feliz quando desenvolveu a australiana, azul em 74.6%.



A Austrália é um país azul. Começando pelo azul do céu, passando pelo azul do mar, temos as Blue Mountains aqui do lado, a cerveja Bluetongue no Hunter Valley, os blue eyes biônicos das "suécias" e, claro, uma das maiores instituições do litoral aussie: a blue jellyfish, também conhecida como blue bottle jellyfish ou simplesmente Physalia utriculus - para nós, cientistas.



Para quem não a conhece, a Physalia utriculus é um nada simpático ser marinho que se alimenta de pequenas criaturas do oceano e possui tentáculos infestados de veneno. Ou seja, encostou, queimou!

Ontem, um dos dias mais insuportavelmente quentes e úmidos da nova década, elas simplesmente dominaram a água, fazendo a alegria dos produtores do reallity show Bondi Rescue, já que a cada cinco segundos alguém saía queimado da água para ser socorrido pelos salva-vidas celebridades e filmados para a próxima temporada do programa.



Como a praia estava lotada, entre o mar e a sala da justiça, quer dizer, a casinha dos salva-vidas, foram colocados duas fileiras de cones para delimitar área que deveria ficar livre de banhistas, facilitando a passagem dos salva-vidas em seus bat-móveis, quer dizer, veículos supersônicos.



Como aquela área é bem na divisão entre Beirute/Palestina e Israel, a princípio achei que se tratava da Faixa de Gaza. Porém, após dez minutos na praia e vendo a quantidade de pessoas retiradas da água com manchas vermelhas pelo corpo, não tive dúvida: Canal da Mancha.

Assim, a geografia atualizada de Bondi Beach no sentido norte-sul começa com Família, Artistas e Família de Artistas, passa por São Francisco/Praia da Galheta, Beirute/Palestina, Faixa de Gaza/Canal da Mancha, Copacabana/Guarujá e termina no Genérico de Ibiza.



I love Bondi!

Nenhum comentário: