quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Update em Queensland

Em 1974, Brisbane sofreu inundação parecida. Esta caminha para ser pior e se igualar a de 1893, a pior já registrada.

Neste exato momento, 75% do estado de Queensland está inundado, 12 pessoas morreram e mais de 51 estão desaparecidas.

Ontem de manhã, a amiga Mirella, que mora na Gold Coast e trabalha na parte central de Brisbane, foi dispensada do trabalho por volta das 11h30, assim como boa parte da cidade. No início da tarde, o centro já estava totalmente evacuado. Hoje, Mirella nem foi trabalhar. Na Gold Coast, onde vivem muitos brasileiros, a situação é normal.

Sammy, amiga que também mora em Brisbane, próxima de um riacho, em uma casa de dois andares, ontem foi orientada a levar todos os eletrodomésticos para cima e permanecer lá. As pessoas que também moram próximas de riacho, mas em casas de um andar, tiveram que evacuar a residência. Sammy é natural de Toowoomba, a cidade devastada anteontem que vocês provavelmente viram na televisão, com a água levando absolutamente tudo (post anterior). A mãe de Sammy, por sorte, estava na casa de praia, na Gold, já duas amigas perderam suas casas.

Hoje, desde às 8h30 (horário local), foi cortada a energia elétrica de boa parte de Brisbane, interrompendo o fornecimento para mais de 100 mil pessoas. A energia será ligada aos poucos, dependendo da situação.

Amanhã, quinta-feira, deverá ser o auge do desastre em Brisbane, mas parece que a El Niña, a grande responsável por tudo, continuará atormentando o estado até o inverno, sendo que em geral ela influi de maneira não tão pesada somente até o outono.

Abaixo, George Negus, jornalista que realmente admiro, e cresceu em Brisbane.




Disaster Recovery Hotline: 1800 173 349
State Emergency Service: 132 500
Para doar, cique AQUI!

Um comentário:

Jo Turquezza disse...

Que tristeza, não é?
Um horror entrar água nas casas, destruir tudo ..........
E não temos controle de nada disso, pois é a Natureza.
Aqui no Brasil: Friburgo, Itaipava, Petrópolis e arredores(RJ) também estão em calamidade.
Esperamos um milagre para salvar tudo.