quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ned Kelly - Meu novo ídolo local

O brasileiro que vive na Austrália pode ser dividido em 3 grupos:

- O que sabe quem foi Ned Kelly (1.4%)
- O que já ouviu falar em Ned Kelly mas não sabe quem foi (7.1%)
- O que jamais ouviu falar em Ned Kelly (90.4%)

Como estamos em época de eleições, brancos e nulos ficam em 1.1%.



Até terça à noite, às 21h, Ned Kelly, pra mim, era o bandido mais famoso da Austrália, que atuava nos arredores de Melbourne por volta de 1870 e tinha algo relacionado com uma máscara.

A partir das 22h50 da mesma terça, Ned Kelly, pra mim, passou a ser o mais famoso fora-da-lei da Austrália, além do mais novo ídolo do terceiro continente à sua escolha (ao lado de Ricky "The Skipper" Ponting e Todd Farrawell).

O que aconteceu entre às 21h e às 22h50?



Sim, é ele mesmo, o ator australiano Heath Ledger, morto em 2008, em excelente filme de 2003 que tem no elenco Orlando Bloom, Geoffrey Rush, Naomi Watts e Rachel Griffiths, entre outros.

Achando que Ned Kelly não passava de um bandido, no início me irritei com o DVD que o pintava como uma espécie de Robin Hood down under de origem irish. Conforme a história se desenrolou e conhecendo um pouco do contexto da época (interior de Victoria, em plena corrida do ouro, ingleses e irlandeses não se davam por aqui - especialmente os ingleses da lei contra os irlandeses pobres e beberrões), o lado Robin Hood passou a não me irritar mais.

A relação de Ned, sua família e amigos com as "otoridades" chega a ponto em que não há mais volta, a partir dali tudo vira uma bola de neve e Ned Kelly, até fisicamente, ganha ares de Che Guevara, porém não tão político. Respirei fundo, já que achei um pouco demais, e fui até o fim.



Em todo filme, a pergunta que deve ser feita é quem o produziu. É preciso saber quem estava por trás para descobrir qual era a verdadeira intenção. Principalmente em biografias e histórias reais, já que cada um retrata o que quiser como bem entender. Por isso, é importante que a audiência tenha o mínimo de dicernimento para acreditar e aceitar, ou não.

Assim que terminou o filme, conversei com duas amigas australianas (sendo uma nascida em Melbourne), corri para a nave-mãe (Google) e parece que o retrato que fizeram de Ned Kelly foi bem fiel à realidade.

Eu, agora, tenho 3 missões: pegar alguns livros na biblioteca, visitar o Old Melbourne Gaol quando for à Melbourne, onde ele foi enforcado em 1880 aos 25 anos (sim, ele foi enforcado), além de alugar mais filmes sobre. Parece que existem pelo menos 11, sendo um de 1970 com niguém menos do que Mick Jagger no papel principal.



I know it's only rock n' roll (but I like it)!


RECOMENDO!!!

Um comentário:

Fernanda disse...

Old Melbourne Gaol e bem legal, e arrepiante tb... rsss.
Dizem que da pra fazer um tour noturno e, dizem tambem, que da ate pra ver fantasma!!! rsss

Bjs