quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Brazil Film Festival 2010

Em exato um mês, estaremos em plena perna um do Brazilian Film Festival. É verdade! Esta segunda edição será em três cidades, começando com a perna um em Sydney, seguindo para Melbourne e terminando em Brisbane, mérito total dos organizadores, patrocinadores e pessoas que estão dando o devido suporte em cada praça, entre elas, claro, Ju Frantz, que amanhã comanda mais uma edição do Samba Cine Club, em Melbourne.



Por razões profissionais, assisti a todos os trailers. E gostei do que vi! São dois documentários, uma comédia, um drama-existencial-com-humor-e-sacanagem e um que deverá agradar em cheio a maioria (como sempre, me incluo na minoria).

Em Sydney, serão exibidos 5 filmes entre os dias 20 e 24 de outubro, em Melba serão 4 entre os dias 27 e 30 de outubro e, em Brizzie, também 4 entre 18 e 21 de novembro.

Partindo do filme que mais quero ver para o que menos quero ver, minha sequência é:



Pachamama (2008)
Dir. Eryk Rocha
Eu, enquanto xavante-uruguaio fake nascido no Brasil, quero muito assistir a esse documentário do filho do Glauber Rocha. O homem percorreu a fronteira entre Brasil, Bolívia e Perú durante 30 dias com um olhar especial na política e na questão indígena da América do Sul, trazendo muito das raízes sociais e humanas desse grande continente que o brasileiro acha que não pertence. Parece bem interessante. Estarei na fila A.



Dzi Croquettes (2009)
Dir. Tatiana Issa e Raphael Alvarez
Antes de ver o trailer, nunca ouvira falar nesse grupo que quebrou absolutamente tudo nos anos 1970. Como sabem, não estou entre os maiores entusiastas de dança, acho que dançarino faz muita careta no palco, mas esses caras arrebentaram. Não só pelo figurino extravagante, mas pela proposta irreverente, subversiva e batendo de frente na rigidez e na caretice do opressor regime militar. Do Rio de Janeiro os caras foram parar na Europa, onde estouraram. Tanto que o documentário traz participação de ninguém menos do que Lisa Minelli, fã de carteirinha. Estarei na fila A.



Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos / Love Stories Last Only 90 Minutes (2010)
Dir. Paulo Halm
Como me tornei escritor aos 27 anos, ao lançar Meu Avô A'uwê, que comecei a escrever aos 25, estou curioso para ver o ator Caio Blat viver um escritor de 30 anos que não consegue de maneira alguma terminar o dele. Usando a máxima do Frejat, "o cara é bom, mas vacila". E numa dessas, ele, que é casado, acaba trazendo uma mulher para dentro do casamento. Na verdade, não é bem isso, mas o fato é que como o cara só pensa em sacanagem, acaba misturando tudo e o resultado... Estarei na fila C.



Embarque Imediato / Now Boarding (2009)
Dir. Allan Fiterman
O pessoal que está há mais tempo na Austrália vai adorar esse filme. Principalmente as mulheres. A turma que tem Globo Internacional em casa, então, vai amar. Esse é mais um filme da Globo Filmes com o padrão da Globo Filmes e os personagens de sempre da... Rede Globo. Ou seja, tem José Wilker num papel de novela, mas também tem Marília Pêra em grande forma (na minha opinião, depois da Fernanda Montenegro, é a grande atriz brasileira). Para quem gosta da Globo, é um prato cheio, para quem não gosta, vale pela Marília Pêra, que está muito engraçada. Estarei na fila F.



Lula, O Filho do Brasil / Lula, The Son of Brazil (2009)
Dir. Fabio Barreto
Meu amigo Paulo Weinberger vai amar esse filme. Gringo também vai se emocionar, assim como os brasileiros que estão aqui e sentem muita saudade do Brasil de Lula. Pra mim, um filme sobre um presidente em pleno exercício é, no mínimo, de um oportunismo de proporções imensuráveis. Principalmente em ano eleitoral. E não é só porque é o Lula e não gosto dele, se fosse o Obama, a Julia ou quem quer que seja, também acharia o mesmo. Estarei na fila Z, perto do bar.

Para ver a programação completa, as festas e eventos que rolarão paralelamente, onde comprar ingresso etc, clique aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

é trailer, e nao thriller.

Pablo Nacer disse...

Obrigado, Anônimo!
É porque ainda não me recuperei da morte do Michael Jackson. Mas já arrumei. Abraço!!

Anônimo disse...

Pablito, eu amo esse seu blog!!! Morri de rir da sua sinopse do file Lula. Mas tenho que confessar que to doida pra assistir!!! :)