Importante: Pablito Australia não é somente inutilidade pública!
No próximo domingo, 3 de outubro, acontece o primeiro turno das eleições no Brasil. Se você acha que pelo fato de estar na Austrália não terá nenhuma obrigação cívica, você está enganado.
Todo eleitor brasileiro, mesmo que esteja de passagem por Marte, é obrigado a votar para presidente. Claro, se não puder votar, deve justificar. E aqui na Austrália não é diferente.
Na Austrália, só votam os brasileiros que transferiram o título para cá. Esses devem comparecer ao Consulado ou à Embaixada no dia do pleito (só para usar termos eleitorais) e exercer o direito do sufrágio universal (só para manter a linha dos termos eleitorais).
Para o Consulado Geral do Brasil em Sydney, devem dirigir-se pessoalmente os eleitores que transferiram o título para New South Wales, Queensland ou Northern Territory, munidos de título de eleitor e um segundo documento de identificação brasileiro com foto (certidões de nascimento e casamento não serão aceitas).
Para a Embaixada do Brasil em Canberra, devem dirigir-se pessoalmente os eleitores que transferiram o título para Victoria, South Australia, Western Australia, Tasmania e ACT, munidos dos documentos citados no parágrafo anterior.
Os brasileiros que votam na Austrália, mas por algum motivo não poderão comparecer, deverão justificar o voto em até 60 dias após cada turno a Juíza Eleitoral do Cartório do Exterior, encaminhando à missão diplomática de sua jurisdição ou remetendo-a Via Postal para o endereço: SEPN 510 LOTE 07 AV. W3 NORTE, CEP: 70.750-522, Brasília – DF, Brasil.
Para o brasileiro que ainda está com o título de eleitor registrado no Brasil, o fanfarrão deverá encaminhar requerimento à Zona Eleitoral onde possui o título, no prazo de até 60 dias após cada turno, pelo correio. Os endereços dos Cartórios Eleitorais de todo o Brasil estão no site do TRE de cada Estado (ex.: www.tre-go.gov.br - “GOIÁS”, www.tre-rj.gov.br – “RIO DE JANEIRO”).
Para maiores informações, acesse os sites do Consulado e da Embaixada.
As eleições na Austrália acontecem neste domingo, das 8h às 17h. O segundo turno acontece em 31 de outubro. Como o brasileiro no exterior só vota para presidente e vice, infelizmente, talvez não haja necessidade (Meu Deus, Dilma não!).
E fique ligado, pois na madrugada de sábado para domingo, às 2 da matina, entra em vigor o horário de verão em New South Wales, Victoria, South Australia, Tasmania e Canberra. O relógio deverá ser adiantado uma hora.
O blog: durante muitos anos votei no PSDB, jamais votei no Lula, votei no PT uma única vez contra o Maluf, aliás, voto doído e sofrido, e nesta eu votaria na Marina Silva. Aí alguém pergunta: e o Kiko? Bem, não faço ideia em quem ele vai votar (sorry, estou com saudade das piadas de sétima série)!
Nenhum comentário:
Postar um comentário