Esse domingo promete! Ao persistir o sol, o dia tem tudo para ser de barão (ou baroa, se você é mulher), com direito a quantidades industriais de vinho de frente para o mar.
Estou falando do Orange Taste, que rolou a semana inteira em Bondi e amanhã fecha com chave de ouro reunindo mais de 40 produtores da região.
Explico: Orange, a noroeste de Sydney, é uma região vinícola em ascensão, o que significa que está longe de ser o fino da bossa do vinho australiano, nem mesmo de New South Wales, mas produz algumas botejas muito boas e bem acessíveis (tchu-tchín!).
A degustação será no Bondi Pavillon, das 11h às 17h, e eu estarei lá, claro. Mas! Como me preocupo com o bem-estar etílico de todos os leitores do blog, na terça fiz um esforço homérico e mesopotâmico, juntamente com a minha eno-partner Izabella Rodrigues, co-autora do Guia de Vinhos Pablito Austrália, e degustamos alguns vinhos que estarão no Pavillion. Anotem aí:
- Se você é mulher e refere-se aos seus vinhos preferidos como "gosto de seco ou prefiro docinho", comece com o Rolling Sparkling Pinot Grigio Chardonnay 2009 do Cumulus.
- No mesmo Cumulus, independentemente de ser homem ou mulher, católico ou protestante, Roosters ou South Juniors, sapeque o Climbing Merlot 2008. Merlozão que você vai entender o que a gente quer dizer quando falamos "vinho pronto para ser bebido, mas que vai ficar melhor com o passar do tempo." É daqueles para comprar e deixar na adeguinha até agosto de 2011.
- Caso não queira perder tempo, vá direto no Angullong, tire as fichinhas do bolso e brinque! Comece com o Angullong A Range Sauvignon Blanc 2010 e receba uma onda de maracujá na cara. Na sequência, peça o Bloodwood Schubert Chardonnay 2005, Chardonezaço com explosão de baunilha, aquela manteigona típica e uma ótima acidez. Partindo para os tintos, vá de Angullong A Range Cabernet Merlot 2009, vinho sério que pelo preço parece piada. Depois é a vez do Bloodwood Maurice Cabernets 2005, vinho com menta e couro que, se você achar um melhor no Pavillion, por favor, me escreva contando ou me liga na hora pra eu conferir. Fechando a festa, tome o Angullong A Range Shiraz 2009, afinal, você está na Austrália e pega mal ir a uma degustação e não tomar um Shiraz.
A entrada é grátis, a taça custa $5 e os vinhos custam $3 ou múltiplos de $3 (algo assim, não sei fazer conta).
Nenhum comentário:
Postar um comentário