sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Happy Hiato Day!

Se tem uma data que todo brasileiro que mora na Austrália sabe decór é o dia em que chegou no país. Se perguntar o dia em que deixou o Brasil, ele vai parar um segundo para pensar, lembrar da data que chegou, fazer as contas e depois responder. Mas se perguntar, por exemplo, em que ano chegou? Ele responderá:

- 2007, 7 de agosto de 2007.

Entre essas duas datas, existe o Hiato Day, que é justamente aquelas 24 horas passadas em algum ônibus com asas da Aerolineas Argentinas ou avião da Qantas, Emirates etc.

Hoje, 6 de agosto, é o meu Hiato Day, o que significa que ontem fez 3 anos que deixei o Brasil e amanhã fará 3 anos que vivo na Austrália. E que 3 anos!

A minha ideia é ficar. Amo a Austrália e o estilo de vida daqui, acredito que é uma sociedade que está em um movimento profundo de transformação, principalmente por conta do processo de imigração e consequente miscigenação, além, é claro, de ser uma ilha continental de infinitas oportunidades.

Claro, tem seus problemas, muitos deles crônicos como a inevitável fata de água em décadas (estamos falando do país mais seco do mundo) e da absurda dependência econômica de recursos naturais, mas adoro quando eles tratam questões pequenas como grandes problemas, o que só mostra como eu estava mal acostumado no Brasil.

É evidente que o futuro a Deus pertence, como diria algum coroinha, o que não significa que ficarei sentado num café em North Bondi esperando ele decidir por mim. Na verdade, neste exato momento estou sim num café em North Bondi, mas tocando a minha vida, agilizando o máximo de coisas que posso fazer, para quem sabe conseguir ficar cada vez mais por estas bandas.

Sou brasileiro, sulamericano e tenho orgulho disso, mas viver num país onde você não é julgado pela roupa que veste, o carro da garagem (ou por usar transporte público), a casa em que mora e o que quer fazer da vida, é algo absolutamente sem preço. Na verdade tem, pago ele a cada 3 meses quando vence a minha escola, além de sentir saudade de algumas pessoas e ocasiões do Brasil, mas se colocar tudo na balança... Advance Australia Fair (o hino local).

Sinto que o meu tempo está apenas começando no terceiro continente à sua escolha (na verdade, não sei se sinto ou se é o que desejo), por isso quero dobrar e ficar mais 3 anos e, se a Dilma realmente ganhar as eleições, pelo menos mais 4.

Happy Hiato Day!

5 comentários:

Anônimo disse...

Pablito! Hoje é meu Happy Hiato Day Tb!!!!!! Amanhã faço 1 ano de Austrália.. E vou passar no lojinha de Salim comprar um Moscatinho, e ver Curtindo a Vida Adoidado pra comemorar!! uhu!

Bjs,

(Ozzy Melbourne)

Gui Jorge Photography disse...

Massa!Mandou muito bem no tema e no texto. Quase chorei no final... Só não gostei do comentário sober a dona Dilma Rousseff rs...

Va do Agreste disse...

Happy Hiato Day!!! o meu é dia 21 de agosto! daqui a pouco tambem! hahaha adorei esse post especialmente1 me identifiquei muito ( ai jura ne? qual Brasileiro que nao vai se identificar hahaha mas tudo bem)
Vou tomar um vinho entao para comemorar por voce e pela Fe aqui do lado que tb é Hiato day dela!
beijos aos dois
Va do Ceará!

Blue Flower disse...

hahah adorei a última frase... acho que vou mudar de planeta também se isso acontecer...

Anônimo disse...

Good on'ya, mate!

Happy Hiato Day!!

É bom topar com gente que vê isso aqui com os mesmos olhos :)

Abco. - André