segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Eleição na Austrália: Empacou!

Se até agora você não entendeu o que está acontecendo nas eleições da Austrália, resumidamente foi o seguinte.

O povo mostrou que não está nem um pouco feliz com o atual governo e sua primeira-ministra-fura-olho, Julia Gillard; muito menos quer dar o poder de volta aos liberais, liderados pelo atleta de final de semana Tony Abbott. Resultado: empacou.

É verdade! A Austrália está empacada em uma sinuca de bico - como diríamos em algum boteco do Brasil -, já que nenhum dos dois principais partidos conseguiu 76 cadeiras na House of Representatives, quantidade mínima para legitimar o governo.

A apuração dos votos ainda não terminou (eles ainda não conhecem a urna eletrônica), mas deverá ficar em torno de 73 a 73, demonstrando claramente que os dois "partidões" não são mais os mesmos (ou que a população está mudando).

Quem ganhou com isso foram os candidatos independentes e do Green Party, que conquistaram mais cadeiras no parlamento e no senado, e agora são as peças que decidirão o futuro político do país. A coisa é simples:

Julia Gillard e Tony Abbott estão desesperados atrás do apoio deles. Se fosse no Brasil, já estariam sendo negociados ministérios, loteando empresas públicas, vendendo o resto da alma ao diabo etc, aqui parece ser diferente. Bem, pelo menos o que vemos na mídia, já que estão falando em "agenda política".

Claro, isso pode ser só para inglês ver - como não diríamos em algum boteco do Brasil -, mas de qualquer maneira, a Austrália ainda é uma monarquia e ninguém assume o cargo de primeiro-ministro sem a assinatura da governadora-geral, que é a representante oficial da rainha da Inglaterra no país. Portanto, o espaço para a farra e a bandalheira é bem menor.

A situação agora é a seguinte. Quem conquistar mais apoio na House of Representatives governará o país. Se nenhum deles conseguir o mínimo de 76 cadeiras, já que os menores podem não apoiá-los, nova eleição será chamada. E independentemente do que acontecer, as certeza são:

- A estabilidade política está garantida, já que tudo é questão de tempo, tudo está nos termos políticos e não legais, e nenhuma mudança drástica em termos constitucionais ou econômicos ocorrerão.

- Mesmo que Labor (mais provável) ou Liberal assumem o poder, ambos foram derrotados nas eleições (Labour muito mais do que Liberal).

- Independentes e Greens foram os grandes vencedores.

- Não haverá Especial de final de ano do Rei por aqui.

- No Brasil, já faz tempo que PT e PSDB, os dois maiores partidos, são praticamente a mesma coisa. Depois que assumem, são todos iguais. Na Austrália, a população deixou claro que está começando a ficar de saco cheio dos dois partidões, que já não vêem muita diferença entre ambos e, se não abrirem o olho, vão dançar.

Well done Australia!

Nenhum comentário: