quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Assunto sério aos sucupiranos da Austrália



Povo de Sucupira, sucupiranos, a coisa é mais ou menos assim:

Há meses, estão sabendo que uma eleição para representante do Brasil na Austrália/Oceania/Região 4 irá acontecer. Isso virou Decreto de Lei em 15 de junho deste ano, o de número 7.214.

Semana passada, o novo cônsul-geral do Brasil em Sydney, embaixador Américo Dyott Fontenelle, reuniu algumas pessoas para informar sobre essa eleição, cujo eleito fará parte do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE), entidade que reúne-se, pelo menos, uma vez por ano.

Hoje somos 3.5 milhões de brasileiros no exterior e, segundo o Itamaraty, nosso Ministério das Relações Exteriores, este conselho "tem a finalidade de assessorar o ministério na discussão de temas relevantes para as comunidades brasileiras no exterior, oferecer subsídios para a formulação das políticas públicas que as beneficiem e sugerir medidas para o contínuo aperfeiçoamento do serviço consular prestado pelo Itamaraty."

Pois bem, assim como eu, imagino que a grande maioria dos brasileiros que vive na Austrália não acessa o site do Itamaraty com frequência, nem mesmo o do Consulado Geral do Brasil em Sydney. Talvez devêssemos, mas não é o que ocorre. E com isso, pouca gente sabia ou foi informada - até a terça passada, claro, quando tivemos a reunião no consulado - de que teremos eleições por aqui.

Bem, o regimento interno deste conselho fica aberto para consulta pública até quinta-feira (provavelmente sexta na Austrália em função do fuso), o que significa que o prazo para ir lá e dar o seu pitaco (clique aqui) está se esgotando.

Enquanto o governo não oficializar este decreto, não é possível fazer muita coisa, uma vez que os critérios para decidir quem pode se candidatar ou votar, talvez mudem. Porém, já é possível se pré-candidatar.

Algumas pessoas já se inscreveram, uma delas conta com o meu total apoio, mas como será realizado um esforço para que a Austrália feche em torno de apenas um candidato, o que não dispersaria os votos, prefiro aguardar e torcer para que tenhamos um consenso.

É importante que o candidato tenha muitos votos, pois ainda não se sabe ao certo qual será o critério para o candidato se eleger. Isso porque o Itamaraty dividiu os brasileiros no mundo em quatro regiões, sendo que cada uma terá quatro representantes, num total de 16. São elas:

I - Américas do Sul e Central
II - América do Norte e Caribe
III - Europa
IV - Ásia, África, Oriente Médio e Oceania

Ou seja, não está certo se será um representante para cada um desses continentes da nossa Região IV ou se ficarão com as vagas aqueles que tiverem mais votos, independentemente se todos estiverem no Japão, por exemplo, onde a quantidade de brasileiros é absurdamente maior.

Enfim, coloquei isso para que todos nós, sucupiranos do baixo clero que estamos em contato através deste blog e das redes sociais como Facebook/Twitter/Orkut, fiquemos sabendo do que está acontecendo e de olho em quem vai se candidatar, quais são as intenções etc. Eu torço para que haja um concenso em torno de um nome que possa aproximar os principais grupos de brasileiros das Austrália. Muitos dizem em "comunidade brasileira", eu raramente uso essa expressão, pois a nobre palavra que vem do latim communitate, significa a qualidade daquilo que é comum, comunhão. O que definitivamente não temos por aqui!

Porém, esta oportunidade talvez seja o começo...

Para saber mais:
Itamaraty
Consulado Geral do Brasil em Sydney
Brasileiros no Mundo