quarta-feira, 28 de julho de 2010

Entrevista com Fernando Aragones

Hoje à noite, quinta-feira, o homem se apresenta com a Dubbly no Shore Club, em Manly. No domingo, 1º de agosto, ele volta ao palco com o Toca Jorge, no Favela (Kings Cross). E na terça-feira, faz show solo no Racket, em Auckland (Nova Zelândia).

Sim, meus amigos, estou falando do grande Fernando Aragones, um dos músicos brasileiros mais competentes do terceiro continente à sua escolha, que de 3 a 16 de agosto fará nada menos do que 11 shows na terra dos All Blacks com seu projeto solo.



Enquanto se prepara para a maratona das próximas semanas, o gaúcho descolou um tempo para fazer essa entrevista, falando não apenas da turnê kiwi, como também dos outros projetos, revelando em primeira mão que o nome da Dubbly vai mudar (bem, talvez nem tenha sido em primeira mão mas aposto que vocês não sabiam).

Essa é a segunda vez que você faz turnê solo na Nova Zelândia, e sei que é o seu país preferido no planeta, de onde saíram suas bandas favoritas. Fale um pouco sobre isso.
Sim, em agosto de 2009, fui pra Nova Zelândia pra tocar no Christchurch Arts Festival, que é um festival bienal que rola por umas 3 semanas. Também pra tocar no Queenstown Adventure Film Festival, um festival de filmes de esporte radicais que rola numa das cidades mais bonitas e turísticas da ilha Sul, Queenstown. E também em alguns bares entre as duas cidades. Minhas influências musicais e sonoras são muito fortes de algumas das bandas de lá, como Fat Freddys Drop, Katchafire, entre outros, e também admiro muito a cultura musical que o povo possui, praticamente todo kiwi é afinado. Além de ser um dos países mais bonitos e inóspitos do planeta.



Como serão as apresentações? Voz e violão ou terá alguém o acompanhando?
Eu estou indo solo de novo, voz, violão, loop pedal, delay, blues driver e wah wah.

A turnê é baseada no seu álbum solo? Fale um pouco sobre ele. É o primeiro ou já lançou outros solo?
A turnê é baseada no álbum Streets and Lanes, com 10 faixas, que na verdade é uma compilação de músicas que foram gravadas entre 2007 e 2009, por mim, Dubbly e Toca Jorge. Então ja viu, é uma mistureba de estilos, um pouco reggae/folk/samba-rock. Na verdade, não considero o primeiro álbum do projeto solo, é mais uma amostra do trabalho que eu tenho feito aqui na Austrália. Em agosto de 2009, lancei o single Minds of Gold, no The Basement, que é meu lugar favorito aqui em Sydney.

Você já conhece os lugares em que se apresentará? Fale um pouco sobre eles.
Poucos eu conheco pessoalmente, mas em Wellington vou tocar num bar chamado Matterhorn, que é uma das melhores casas de show da Nova Zelândia e é também conhecido por ter sido o local de gravação de um álbum ao vivo do Fat Freddys Drop.

Você também se apresentará em um festival de cinema. Parece bem interessante.
Sim, é o Adventure Film Festival, um festival de filmes de esportes radicais (insanos) que tem todo ano em Queenstown. Rola no Memorial Hall da cidade e eu toco no início das sessões e no intervalo, por 5 noites concecutivas. Ano passado toquei uma noite nesse mesmo festival, e foi uma experiência bem bacana com uma ótima recepção.



A música "Navega" é sua? Achei sensacional. Levada de samba-rock, com um balanço bem do final dos anos 70, e vocal e letra bem início dos 80. Fale um pouco sobre as suas influências no trabalho solo.
Pô, que bom que tu gostou. Essa música foi gravada na Radio SBS (em cortesia para o ilustre Raphael Brasil que tá mandando ver na emissora). Foi gravada em 4 horas, ficou legal pelo que foi, mas com certeza vai ser regravada com a atenção merecida. A música é minha com colaboração da Toca Jorge. A minha influência no trabalho solo é bem variada, é mais o que eu estou escutando no momento, eu acho, e também um pouco do trabalho que eu já venho fazendo com Dubbly e Toca Jorge.

E como estão essas duas bandas, shows em vista, novos trabalhos?
A Dubbly tá com material e nome novo. Vai se chamar "Costa Rae" e vamos lançar o álbum em setembro. O som tá um pouco mais maduro e também não tao influenciado pelo reggae, por isso decidimos mudar o nome já que Dubbly sugere "dub" e muita gente confunde. A Toca Jorge continua na mesma, adicionamos mais algumas pérolas do mestre e algumas composições próprias. Toca Jorge toca dia primeiro de agosto no Favela e 29 de agosto no Beach Road, em Bondi, já a Dubbly se apresenta dia 29 de julho (HOJE) no Shore Club, em Manly.


Dubbly

Para ver e ouvir

Dubbly
29/julho, Shore Club - Manly

Toca Jorge
1º/agosto, às 22h - Favela - Kings Cross - Sydney
29/ agosto, às 18h - Beach Road - Bondi Beach - Sydney

Fernando Aragones
3/agosto, às 20h - Racket - Auckland (Nova Zelândia)
5/agosto, às 20h - The Matterhorn - Wellington (Nova Zelândia)
6/agosto, às 20h - The Boathouse - Nelson, Nelson (Nova Zelândia)
7/agosto, às 20h - Le cafe - Picton, Marlboroug (Nova Zelândia)
8/agosto, às 20h - Cartel - Christchurch (Nova Zelândia)
11/agosto, às 20h - Barluga - Wanaka (Nova Zelândia)
12/agosto, às 18h - Adventure Film Festival - Queenstown (Nova Zelândia)
13 a 16/agosto, às 20h - Adventure Film Festival - Queenstown (Nova Zelândia)

Nenhum comentário: