quarta-feira, 13 de abril de 2011

Humor australiano

Darryl Brohman, também conhecido como Big Marn, é um ex-jogador de Rugby League que, em 1984 (lembrem-se deste número), venceu seu primeiro e único título na liga quando o Canterbury-Bankstown Bulldogs, time que defendia, bateu o Parramatta Eels por 6 a 4 na Grand Final.


Atualmente, Big Marn é comentarista na rádio 2GB e no Footy Show, programa sobre o esporte que vai ao ar todas às quintas-feiras, às 21h30, no Channel Nine. Darryl Brohman também é uma figura notória pela batalha bem-sucedida que travou em 2010 contra um câncer na próstata.


No último programa, homenagearam Big Marn pela conquista de 1984. Mas em vez de entregarem um trofeu, inaugurarem uma placa, indicá-lo para o hall da fama ou fazerem aqueles quadros pra lá de piegas no estilo "Essa é a sua vida", resolveram anarquizar. E é aí que entra o humor aussie!

Brasileiros e australianos têm algumas similaridades, não muitas, mas algumas, e quase todas decorrentes do fato dos dois países terem latitudes comuns do Trópico de Capricórnio. O humor, certamente, não está entre elas. Não que um seja melhor ou pior do que o outro, longe disso, mas são completamente diferentes. E um exemplo do humor que se faz por aqui é a homenagem ao Darryl Brohman.

Para situar quem está no Brasil, imaginem um programa de esportes como essas mesas-redondas com figuras como Galvão Bueno, Milton Neves ou Roberto Avallone. Pois bem, os caras que apresentam o Footy Show têm a mesma representatividade desses nomes no contexto daqui, com a diferença de que são ex-jogadores.

A ideia da homenagem era uma tatuagem. Até aí, nada de mais. Convidaram um tatuador do Bondi Ink e levaram o cara para o estúdio. O tema não poderia ser mais apropriado: 84, ano em que Big Marn conquistou seu primeiro e único título. O local da tatuagem, porém...

Em vez do braço, do peito ou da batata da perna, ela foi feita naquela parte globular constituída por músculos entre as costas e o joelho - popularmente chamada de bunda. Isso mesmo! Em plena nádega esquerda para uma audiência de centenas de milhares de telespectadores em casa, além de algumas dezenas no estúdio.

Mais do que nunca, algumas imagens valem por milhares de palavras.








4 comentários:

Vanessa ozzy sertao disse...

Nossa nao podia ser mais Ozzy! Lembrei da minha amiga falando de um amigo deles que sao amigos desde infancia... Tipo 30 anos e coisas assim... Eos aniversarios eram sagrados pois enfim pra encurtar a historia o presente de aniversario foi uma tatoo bem nesse mesmo lugar com o nome do outro amigo! Va entender ne? Hehehe

Anônimo disse...

bem sem graca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!

Padre Rafael disse...

É, mas me pergunto se não seria melhor dizer que é bem "Footy" em vez de bem "aussie". Aliás, vocês conseguem imaginar um ex-campeão de cricket ou natação - ou mesmo de rugby union ou aussie rules football, para se fazer uso desses atletas tipo "trogloditas" - fazendo esse tipo de "humor" na TV aberta em frente a milhões de espectadores (entre eles crianças e idosos)? Depois ficam se perguntando como fazer pra evitar a cultura de baderna que parece estar intimamente ligada a esse esporte - onde os atletas frequentemente estão envolvido em escândalos resultantes de embriaguês e disordem pública, violência doméstica, atentado ao pudor, estupro (por vezes grupal), etc - e o que fazer pra mudar essa cultura. Na minha opnião esses caras não são nada engraçados, o programa que apresentam não tem nada de engraçado e, se realmente são sérios quanto a incentivar uma mudança positiva na cultura do esporte, a eles deveriam caber o o exemplo dos bons modos e costumes e uma atitude de verdadeiros campeões.

Me desculpem se pareço demasiadamente ranzinza, mas é que após quase 6 anos de Austrália eu desenvolvi uma certa intolerância para com esses caras do "footy" e suas "panaquices".

PS: Se ainda não assistiram, recomendo o filme "the Castle" (1997, dirigido por Robert Sitch)para uma boa dose de autêntico humor australiano.

Abraço ao amigo Pablito e todos seguidores do seu Blog.

Pablo Nacer disse...

Caro Padre Rafael, concordo plenamente sobre o The Castle, filme fantástico e com o típico humor australiano mesmo. Boa ideia para um post.

Concordo também quanto ao programa e à própria cultura do rugby league serem bem "bogan", como chamam por aqui, certamente um programa sobre cricket não tatuaria as nádegas de ninguém no ar.

Porém, discordo quanto ao fato desses problemas citados serem restritos ao footy. Eles podem sim ocorrer com mais frequência nesse código, mas acho que é algo muito maior e ligado à essa cultura do consumo alcoólico exarcerbado que tem na Austrália.

Só para citar alguns exemplos, na natação teve o Nick D’Arcy que no dia em que conquistou a vaga para as Olimpíadas de Pequim bebeu tanto que saiu na mão com outro nadador, quebrou o cara e foi suspenso, perdendo a vaga olímpica. Andrew Symonds, um dos melhores rebatedores do cricket australiano nos últimos anos, causou vários problemas por conta dos excessos etílicos e foi sacado. Michael Clarke, que acabou de se tornar capitão full-time da seleção australiana, fez lambança na rua ao comemorar, embriagado, seu aniversário de 30 anos na semana passada. Na AFL, tem essa adolescente que diz ter dormido com meio mundo, incluindo um dos altos diretores da liga. Ela até postou vídeo com ele em um motel mostrando evidências de uso de cocaína.

Enfim, na minha opinião o problema vai muito além do footy, apesar de concordar que muitas vezes o programa passa do limite e baixa mesmo o nível.

Grande abraço e obrigado pelo comentário no blog!