terça-feira, 23 de novembro de 2010

Blitz e a Lei de Gérson

Alguém viu a blitz que rolou na estação de Bondi Junction essa manhã? Os policiais estavam espalhados por todos os lados, da saída dos ônibus - bloqueando as duas portas de cada - à todas as catracas dos trens. Esquema grande. Só faltaram os simpáticos cães farejadores, mas como o foco da operação era pegar pessageiros com bilhete, digamos, errado (ou sem bilhete) e não drogas, Totó, Rex e cia ganharam day-off.

O sistema funciona mais ou menos assim. Burlar o transporte público na Austrália é fácil, mas se a pessoa é pega, paga multa de $350. Aqui em New South Wales, a viagem mais barata de ônibus custa por volta de $2, de trem talvez pouco mais, um bilhete que dá direito a dez viagens sai em torno de $26, o semanal, que integra trem, ônibus e ferry em uma zona que vai além das fronteiras de Sydney sai por $41 e o mais caro de todos, a versão deste semanal que permite rodar o estado inteiro sai por $57. Lembrando: a multa é $350.

Acredito que uma das motivações que trazem boa parte dos brasileiros para a Austrália é justamente morar num país civilizado, de primeiro-mundo, onde as coisas funcionam, as leis são respeitadas e o mesmo se espera de cada cidadão. Quem procura fazer a coisa certa por aqui, tem o sistema totalmente a seu favor. Mesmo assim, ainda há muito brasileiro que desembarca com o best-seller favorito do país - Os 10 Mandamentos de Gérson - no bolso.

Só para citar um exempo, há dois anos eu trabalhava com uma brasiliense que se gabava de pagar uma ninharia por semana em transporte público. Um dia, perguntei se ela não se sentia mal ou se não tinha medo, a resposta, com aquele ar de esperteza que só os discípulos de Gérson têm, foi fiz a conta com as minhas amigas e mesmo se a gente for pega, o que economizamos compensa os $350. Felizmente, ela já voltou em definitivo para o Brasil.

Semana passada, dois brasileiros que moram perto de casa, mas que não os conheço, se aproximaram correndo para pegar o mesmo ônibus. Era o 333, que só aceita bilhete, e o esperto número 2 comentou com o esperto número 1 que não poderia embarcar, pois não tinha bilhete e não teria tempo de comprar. O esperto número 1 falou entra junto comigo, vou colocar o meu na máquina e deixar lá, você só passa ele novamente.

Como se tratava do semanal, a operação era absolutamente ilegal. Mas ambos fizeram sem nenhum constrangimento e, com a expressão típica de mais uma vez a esperteza e o jeitinho brasileiros venceram a caretice e a ingenuidade australianas, viajaram felizes para sempre. Bem, não para sempre...

Espaço para filosofia cósmica e acerto de contas Divino
Como todos nós sabemos, os movimentos de rotação e translação são os dois preferidos do planeta, o que significa que não importa o que aconteça, o mundo sempre dá voltas. E hoje cedo, durante a referida blitz, no mesmo cabalístico 333, não é que o esperto número 1 foi agraciado? Mesmo sem conhecê-lo, sei que o campeão estuda em Bondi Junction, onde quase toda manhã ele desce com mochila da Fitness First nas costas, boné de marca, bermuda transada, geralmente regata e meia branca para estudar. Hoje, contudo, ele certamente chegou atrasado.

Ao ver o grande contingente de tiras do lado de fora, o esperto número 1 se assustou, não sabia se descia ou se ficava, se descia ou ficava, até que optou por ficar. Evitou os homens, os $350 e só pôde descer no ponto da Junction próximo do Centennial Park, de onde teve que andar um bocado para retornar à escola, que fica do lado da estação.

Claro, para os amigos ele vai contar o quão esperto foi ao, mais uma vez, burlar não só o sistema de transporte público mas a polícia da cidade, porém, aquela expressão que vi - praticamente em slow motion - de mãe, cadê você? acho que agora eu vou rodar aqui do outro lado do mundo, foi inesquecível!

Como diria a minha mãe: que sirva de lição!

6 comentários:

Anônimo disse...

Achei que fosse a única a pensar como vc nessa tal de Austrália... Estou aliviada!

Essa gente nos mata de vergonha!!!!

BJs
Daniela

Anônimo disse...

Meu amigo se voce pensa que e so Brasileiro que tenta burlar o sistema aqui na Australia esta enganadissimo e mais por fora que dedao de padre. De imigrantes a Australianos, todos tem os seus representantes na area 'espertinhos' , 'tira proveito', 'innocentes que pagan caro pelo erro'.

Eu vivo na Australia a 25 anos e se nao voce pela boa energia, inspiracao e coleguismo de brasileiros vivendo aqui eu teria me mandado pra outro pais a muuuuito tempo !!

Gracas a deus esta chegando mais e mais brasileiros na Australia , fazendo desse pais sem cultura chamado "multicultural" um lugar mais alegre com muita musica e gente linda. Viva o Brasileiro na Australia!!

Se voce soubesse o tanto de dinheiro que o governo investe in operacoes desse typo ao inves de investir in setores que prescisam ex educacao, hospitais, dental care e etc, voce iria dar gracas a deus que essas pessoas nao foram pegas sem o ticket.
Tenha uma boa estadia na Australia meu amigo.

Jo Turquezza disse...

Moro no BR e um dia, se Deus quiser e ele quer e eu também, morarei na Austrália. Sou contra qualquer tipo de desonestidade (que também é falta de educação). Como reclamar, se participa da "sacanagem"? (desculpa a expressão).
Como querer um mundo muito melhor se não colaborar para isso?
Vergonha total !

Pablo Nacer disse...

Daniela, Turquezza e Anônimo que mora há 25 anos, obrigado pelos comentários, sejam concordando ou não, apesar de achar que o Anônimo não pegou o ponto do texto, já que em nenhum momento falei que só brasileiro faz isso, apenas me referi aos que têm queimado o filme por aqui (que não são poucos), já que é o público majoritário do o blog. Não preciso ir longe para dar alguns exemplos, como cartazes em português que a polícia de Manly colou nos pubs para alertar brasileiros, comunicado oficial do Departamento de Imigração sobre o alto índice de brasileiros que permanecem por semanas a meses na Austrália após o fim do visto etc. Só estou há 3 anos e pouco na Austrália mas felizmente tenho muitos amigos que já estão há um bom tempo, como o Paulo, por exemplo, que chegou em 1980, Nelio Borges, 1979, Seu Macário, início dos 1970, e por aí vai. Portanto, sei bem da importância e do apoio que rola entre os brasileiros, mas que tem muito gente aprontando por aí, ah tem, e se achando muito espertos!!!
Aproveitarei a estada sim. Um abraço!

Anônimo disse...

Alerta aos Brasileiros!!

Moro na Australia a 10 anos e por estarmos falando de pessoas que tiram proveito gostaria dividir com voces o que eu descobri semana passada.

Moro numa casa a dois anos pagando aluguel, agua e Luz.

A imobilhara (espertinhos fdp) alugam a minha garagem para um casal de Australianos amigo deles morarem la, usando agua e luz. Emfim quando eu mudei para esta casa os espertinhos da imobilhiara me dizeram, 'Nao se preucupe, as contas de energia e agua seram postadas em forma de invoice e voce so pagara %80 pois o meter nao e dividido'.

Pra encurtar essa longa estoria; minha primeira conta foi de $500 por 3 meses(eu sei ...tinha algo muito errado)

Depois de mais de um ano reclamando pelas contas virem altissimas e os property manager nao fazerem nenhuma investigacao, muito pelo contrario eles ignorava ate cartas que eu mandava.
Resolvi pedir ajuda legal.

Nisso que isso que a imobilhara estava fazendo e Ilegal na australia, pois de accordo com section 72(1) of the Electricity Supply Act 1995
“A person to whose premises electricity is supplied under a wholesale supply
arrangement or customer supply contract must not charge any other person
for the use of electricity or water so supplied.”

Agora voces devem estar se perguntando , O que isso tem haver com desse blog??

well tudo e mais um pouco...
1)Pessoas desonestas, espertinhas .... nesse caso sao Australianos daqueles bem Ozi estilo Steve Irwin.
2) Pessoas extremamente rudes, mal atendimento ao cliente,pessoalmente.

3) Pessoas expertinhas que exercem um que de superioridade So porque estao falando com uma pessoa que nao tem Ingles como primeira lingua....resultdo :

Pelo fato de eu ter sotaque eles me tratavam como um 'Moron' quem aqui ja nao passou por isso aqui ???? Emfim o que eles nao sabiam ate semana passada e que sou Australian citzen e tenho bacharelado e escrevo muito bem.

Acabo de entrar em prosseso contra eles, semana passada recebi mais de 13 telefonemas da imobilhiara pedindo desculpas e querendo resolver a causa fora da court pois a multa que eles podem levar e de ate $22,000 for
corporations.

Entao gente vamos parar de achar que Brasileiros queiman o filme aqui e parar de puxar saco de Australiano.
MUito pelo contrario vamos nos ajudar e nos apoiar postando descobertas e dicas, experiencias que va beneficiar nossos compatriotas.


Fernando

ccc disse...

Pablito, adoro o blog é claro e estando no Brasil agora reconheço ainda mais os muitos lados positivos que a Austrália tem e o quanto os "Robinhos" daqui vão ter que pedalar para chegar perto da civilidade australiana na maioria dos aspectos. Concordo com parte dos comentários e só quero reforçar que é claro que malandro e farofeiro tem EM TODO LUGAR, NAÇÃO e TERRITÓRIO do mundo! Agora gente, vamos aliviar: o blog é escrito por um brasileiro e a maioria dos leitores é brasileira então, nada mais justo que apontar o dedão brasileiro para os nossos conterrâneos que estão, estiveram e sempre estarão queimando o filme aí na Austrália. Ninguém nega a hospitalidade e amizade do nosso povo nem a eterna mania de burlar as regras e ainda falar e se exibir de tal façanha!
Beijos

ps1: como brasiliense me ofendi com a colega conterrânea, gente,sacanagem... já basta o povo dizer que em BsB só tem corrupto...(tem muito, a maioria, porém, contrabandeada de outros estados)
ps2: Anônimo: vem passar um tempinho aqui no Brasil e vc vai ter uma idéia de como o Governo daqui "investe" o seu dinheiro...é morte súbita e tortura diária!!!