segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Conselho de Representantes - Cada um por si

Povo de Sucupira, sucupiranos, o Itamaraty, também conhecido como Ministério das Relações Exteriores, acredita que somos aproximadamente 3.5 milhões de brasileiros vivendo fora do país. Ou seja, um Uruguai inteiro.



Conforme escrevi um um post anterior, eles resolveram criar o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE), subdividindo o globo em quatro regiões e estimulando a eleição de quatro sucupiranos internacionais em cada uma. As regiões são:

I - Américas do Sul e Central
II - América do Norte e Caribe
III - Europa
IV - Ásia, África, Oriente Médio e Oceania

Desses 3.5 milhões, estão na Austrália algo entre 20 e 30 mil brasileiros, não sei ao certo, sendo a grande maioria flutuantes, ou seja, estudantes fazendo cursos de curta e média duração que em breve retornarão para casa.

Isso significa que, numericamente, não somos absolutamente nada se comparados, por exemplo, a países como o Japão, que possui aproximadamente 300 mil brasileiros e é concorrente direto da Austrália para as quatro vagas.

Com isso, quando ficamos sabendo da eleição para o Conselho, nos reunimos com algumas pessoas e representantes de grupos para tentar definir um nome de consenso, já que se tivéssemos muitas opções de candidatos ou diversas frentes, os votos se dividiriam e não teríamos número suficiente para bater os outros países da Ásia, África e Oriente Médio, que tem muito mais brasileiros.

A conversa não foi adiante e foram lançandas condidaturas próprias, o que dificilmente vai resultar em um representante da Austrália no Conselho. Uma pena, mas como não existe comunidade brasileira por aqui, apenas diferentes grupos com afinidades em comum, vai continuar assim, cada um por si e o Departamento de Imigração contra todos.

As eleições acontecem entre os dias 1° e 9 de novembro, via Internet. Para maiores informações, veja no site do Itamaraty.

Nenhum comentário: