quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Brazil Film Festival em Melbourne

Daqui a pouco, na minha Melbourne, começa a parte II do Brazil Film Festival: A Missão. Na primeira perna, aqui em Sydney, assisti a três dos cinco filmes, e na escala "brasileira" de cotação, a minha classificação é a seguinte.



Se você estiver curto de grana e só puder ir a uma noite, não perca, em hipótese alguma, o documentário Dzi Croquettes. Ao contrário do que estão achando, não é um filme sobre travestis, mas sobre um dos maiores grupos de dança da história contemporânea, que surgiu no Rio de Janeiro no início dos anos 1970 e não apenas influenciou e ditou muitos caminhos artísticos e estéticos que o Brasil seguiu nos anos 70 e 80, como também debochou como poucos da ditadura militar. Era contracultura, criatividade e talento em estado bruto. Importante: quem não for vai virar purpurina!

Se o dinheiro possibilitar duas noites, assista na sexta-feira ao documentário Pachamama. Por ser um filme de viagem com, literalmente, o pé na estrada e dirigido pelo filho do grande Glauber Rocha, não espere um filme fácil, com sequências hollywoodianas e personagens globais. Porém, prepare-se para ver paisagens reais, pessoas de verdade e fatos históricas ocorridos recentemente na América do Sul que fazem um retrato bastante fiel de uma parte do continente que o brasileiro mal sabe que existe e acha que não pertence. É filme para sair um pouco da zona de conforto e refletir.

Infelizmente, não consegui assistir ao Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos, mas me falaram muito bem e é este que, para quem pretende ir três noites, vem na sequência. Comédia/drama das mais picantes!

Por último, que por sinal é o filme de hoje, eu iria no Lula, O Filho do Brasil, mas, claro, por razões meramente pessoais. Um dia verei o filme, não sou tão radical assim, mas somente quando o homem deixar o trono e eu estiver largado num sofá no Brasil vendo Sessão da Tarde. Mas os brasileiros que o idolatram - e são a grande maioria - não podem perder.

As três primeiras noites (27, 28 e 29 de outubro) serão no Cinema Nova, enquanto a última (30 de outubro) será no 1000£ Bend, com direito a festa de encerramento com Cabaret Night juntamente com o Samba Cine Club.

Ingressos e informações, aqui!

27/10 – Lula, O Filho do Brasil
28/10 – Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos
29/10 – Pachamama
30/10 – Dzi Croquettes

Um comentário:

Unknown disse...

Pablito... Como é bom ler seu blog e reviver a Austrália... Já estou em terras gaúchas, adaptado e integrando-me no posto de tradições gaudérias. Falar que tenho saudades é pouco mediante a intensidade de sentimento que vivi neste país, mas precisei mover o meu inconsciente em forma de ação verdadeira. Deixo beijos e abraços apertados para toda a sociedade brasileira em Sydney, e claro, meus amados amigos que ai ficaram. See ya!!!