terça-feira, 1 de setembro de 2009

O Princesão e a Primavera na Austrália

Lembram do Princesão do QVB, o australiano que está em frente ao Queen Victoria Building, em Sydney, cobrando $1 por beijo?



Então, na maioria dos países do hemisfério sul, a primavera começa em 22 de setembro e vai até 21 de dezembro, período que astrologicamente vai do equinócio de setembro ao solstício de dezembro (algo sim).

Não sei se por alguma lógica anglo-saxônica ou qualquer outro motivo, a Austrália, que tem o Cruzeiro do Sul na bandeira e como um de seus principais símbolos pátrios, simplesmente ignorou esta história de equinócio, solstício, plutão na casa 4 e, mesmo sendo um país austral (o próprio nome vem de terra do sul), decidiu que a primavera e todas as outras estações do ano começariam no primeiro dia do respectivo mês.



Assim, hoje, primeiro de setembro, mesmo sem os animais e as plantas terem sido avisados, entramos oficialmente na primavera.

E, na frente do Queen Victoria Building, na hora do almoço, Lachlan Christie, o princesão do QVB, além da plaquinha "Kisses $1", também segurava outra com a palavra "Spring", enquanto dançava um som aborígene com batidas eletrônicas que havia ligado de fundo.

Fi-gu-ra-ça!



Ah! E não por acaso, hoje é o dia da Golden Wattle, a flor nacional da Austrália. Para vê-la em Sydney, vá ao Botanic Gardens.

2 comentários:

Carolina Machado disse...

Vi essa figura com a plaquinha de Spring ontem! Mas na real acho que ele já tá perdendo a graça!

Pablo Nacer disse...

Também acho que perdeu, Carol! Mas era um jeito de falar da primavera precoce daqui. hehe Bjs!