domingo, 27 de setembro de 2009

Update esportivo

Este post é dedicado aos brasileiros recém-chegados na Austrália.

Neste final de semana, tivemos três grandes decisões de rugby, envolvendo dois tipos diferentes de rugby, que resultaram em um grande campeão.



Para que os recém-chegados não fiquem igual a mulher que não gosta de futebol em época de Copa do Mundo, ou seja, perguntando quem é o número 9 da seleção brasileira, e porque os jogadores usam as mãos para cobrar lateral e o pé quando o lateral é na "quina" do campo, segue uma geral no que aconteceu neste final de semana. E-que-final-de-semana!

Sexta à noite tivemos um derby: Parramatta Eels x Bulldogs. Parramatta é um subúrbio da área metropolitana de Sydney, uma espécie de São Bernardo do Campo em relação à São Paulo. E os Bulldogs são de Sydney.



O jogo foi válido pela semifinal do Rugby League, um dos 3 tipos de rugby mais populares na Austrália, o preferido nos estados de News South Wales e Queensland.

A exemplo do que aconteceu com o Santos no Brasileirão de 2002, quando ainda era no sistema de mata-mata, o Parramatta entrou no play-off por último, ou seja, em oitavo lugar, e de cara enfrentou o primeiro colocado. Desbancou o favorito! E na sexta venceu os Bulldogs - que fizeram a segunda melhor campanha - por 22 a 12. Partidaça!



Destaque para o fullback dos Eels Jarryd Hayne, 21 anos (foto acima). Rápido, habilidoso e do tipo que chama os adversários para o drible, ele lembra um pouco o Robinho naquele mesmo ano de 2002, quando a então promessa decidiu o campeonato para o Santos dando show (pena que ficou na promessa).

Com a vitória, os Eels garantiram presença na grande final que acontecerá no próximo domingo, no ANZ Stadium, o estádio olímpico de Sydney, contra o Melbourne Storm.



Eu não gostaria de enfrentar um time chamado Storm na semana seguinte à passagem de duas dust storm. Principalmente porque eles têm Billy Slater, na minha humilde (põe humilde nisso) opinião de sul-americano, o melhor jogador das finais até o momento.

O cara está simplesmente arrasador, tanto na defesa quanto no ataque, e, sem trocadilhos infames, não só faz chover como já provocou tempestade, ao marcar 4 dos 7 tries do Melboune na exibição de gala da semana passada, quando abriram as finais humilhando o Manly Sea Eagles por 40 a 12.



Ontem à noite, na semifinal contra o Brisbane Broncos, Slater (foto acima) conduziu o Melbourne a uma tranquila vitória por 40 a 10, e desembarcará em Sydney como favorito na decisão.

Torcerei para os Eels, apostarei nos Eels (10 doletas, só pra brincar - tchu-tchin), mas acho que vai dar Storm.

E ontem à tarde, em Melbourne, aconteceu a grande decisão do AFL, o rugby mais popular do estado de Victoria. Num jogo emocionante decidido somente nos minutos finais, o Geelong Cats, que esteve atrás do placar no final dos 3 primeiros quartos, cresceu na hora certa, pressionou e conquistou o título ao vencer o St Kilda Saints por 80 a 68.



Essa foi a terceira decisão de AFL que vi desde que cheguei na Austrália, e os Cats disputaram as três. Venceram em 2007 e 09, perderam em 08. Quase o mesmo aconteceu com o Melbourne Storm. Eles ganharam em 2007, perderam em 06 e 08 e, no próximo domingo, só Deus sabe o que vai acontecer.

Que vença o melh... (ops, que vença o Eels, já que colocarei 10 doletas neles - tchu-tchin)!

2 comentários:

Unknown disse...

rapaiz, eu morei em melbourne 6 meses, era fã de carteirinha dos saints (cantava até a musiquinha com a torcida), todo jogo eu tinha ir pro ethihad stadium, ou para o gigante MCG. E por conhecidência, ou não, todos da minha host family torcia pros cats, e o irmão do meu ''pai'' joga no time.
Eles me ensinaram tudo sobre a AFL, inclusive que de maneira alguma o futebol Australiano é um tipo de rugby. Futebol Australiano é futebol australiano, é o mesmo que vc dizer que o futebol americano é um tipo de rugby. Quando comecei a gostar do negócio percebi que parece muito mais com o futebol de pé (o nosso) que com seus primos de bola oval. O futebol australiano é derivado de vários esportes, como do nosso futebol, o rugby e o futebol americano.
Só lamento os saints terem perdido, eles ganhavam todos os jogos, eram impecáveis. fazer o que..

fora esse pequeno equivoco, seu blog é impecável, descobri ele ontem, e já li quase todos os artigos. É uma boa maneira de relembrar os bons momentos que passei por ai; pagando bond de aluguel, tomando aquela velha VB pensando nas cervejas de 1 real e 19 do brasil (skol) e fazendo compras nos caixas que n tem caixa do safeway (que depois mudou pra wol alguma coisa)..

parabéns, leonardo marinho

Pablo Nacer disse...

Fala, Leonardo! Tudo bem?

Cara, concordo 100% com você sobre a AFL. Também sempre achei que parecesse mais futebol do que rugby e também aquela modalidade dos irlandeses, que mistura tudo, mas nunca realmente parei pra pensar a respeito. Apenas repetia o que a maioria das publicações em português sempre escreveu.

Mas prometo, a partir de agora, jamais compará-lo novamente ao rugby.

Legal que está curtindo o blog.

Grande abraço!!!