terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Austrália também tem ministro que não canta só no chuveiro




Na próxima convenção da ONU, nosso ministro da cultura Gilberto Gil terá um novo companheiro para fazer um sonzinho durante os intervalos entre um coffee brake e outro. É o glorioso Peter Garrett, aquele careca gigante que durante quase 3 décadas esteve à frente do Midnight Oil – grande banda australiana dos anos 80 e 90. Garrett, que dançando em alguns clipes parece um boneco de Olinda versão Outback, foi empossado ontem à tarde como novo ministro do meio ambiente, patrimônio e artes da Austrália. Na verdade, o ministério chama-se Environment, Heritage and the Arts, mas como estou há apenas 4 meses aqui, essa foi a melhor tradução que consegui fazer. Para o meu inglês, o ideal seria ministério the book is on the table.





Garrett não foi nomeado ministro só porque é um cara bacana e famoso que adora as tartarugas e o mico-leão-dourado. Mas por defender as causas ecológicas desde os tempos do Midnight Oil, pela destacada atuação junto a diversas organizações ambientais e por ter as questões do meio ambiente e das mudanças climáticas como principal bandeira em sua luta no Parlamento, onde desde 2004 é o representante de Kingsford Smith, o “distrito” onde moro. No último dia 24 de novembro ele foi eleito para o seu segundo mandato, e agora, como seu partido conquistou maioria no Parlamento e indicou o novo-primeiro ministro Kevin Rudd, Garrett foi convidado para assumir a pasta.
















Kevin Rudd, do Partido Trabalhista Australiano, venceu o conservador John Howard (também conhecido como vice-xerife de George W. Bush), que estava há 11 anos no poder. Em seu primeiro ato oficial, Rudd ratificou o Protocolo de Kyoto sobre mudanças climáticas, isolando ainda mais os Estados Unidos como o único país desenvolvido a não assinar Kyoto. Mais! Rudd prometeu retirar, gradativamente, os 1500 soldados australianos que estão no Iraque, a começar pelos 500 da linha de frente. E isso certamente reduzirá o risco de sofrermos um ataque terrorista (em breve link relacionado). Bons ventos por aqui!





"How can we dance when our earth is turning
How do we sleep while our beds are burning"

Um comentário:

Anônimo disse...

Santa coincidência, Batman! Eu estava ouvindo Midnight Oil quando li esse post.
Agora vamos ver se o Rudd consegue abrir a cabeçinha dura da Anna Bligh sobre a mineração de urânio.