quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Jessica Watson - No Evereste dos Navegadores



Ontem, 13 de janeiro, às 20h4o (horário de Sydney), ela, que não via um pedaço de terra havia 88 dias - desde que partira da Baía de Sydney em 18 de outubro -, não só avistou como contornou.

E não foi qualquer pedaço, mas sim o mítico Cabo Horn, o Monte Evereste dos navegadores, o ponto em território chileno que divide as águas austrais do Pacífico e do Atlântico.



Estou falando de Jessica Watson, a australiana de 16 anos que está tentando, a bordo do seu intrépido Ella's Pink Lady - o barco -, ser a pessoa mais jovem do planeta a circunavegar o globo terrestre sem paradas nem assistência (uma espécie de Amyr Klink de saias).



A previsão inicial para chegar ao Cabo Horn era 11 de janeiro, mas o que são dois dias de "atraso" para uma adolescente que deveria estar numa sala de aula cercada de acnes?



Jessica já navegou 9,800 milhas náuticas até o momento. Saindo de Sydney, ela subiu a sudeste e deu um pulinho no hemisfério norte para validar o feito (é uma das regras); desceu a sudoeste a caminho da Tierra del Fuego, enfrentando as águas mais do que nervosas e os ventos mais do que tresloucados do Pacífico entre a Argentina e a Antárctica (velejou entre 30 a 40 nós nas últimas 24 horas); contornou o Cabo Horn; e agora sobe em direção às Ilhas Malvinas para cumprir a terceira parte da jornada, que é ir de um cabo ao outro (do Horn para o da Boa Esperança, na África).



Como sou fã declarado, a única coisa que posso dizer é: Go Jess!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa é a tal da gata que você escreveu antes? Agora entendo pq minha bike na praia sempre enferrujava de um verão pro outro. Se era mesmo gata a maresia oxidou a "sua" ídala.

Pablo Nacer disse...

hahahahaha
Qual dos dois palhaços que nem bicicleta têm assina esse comentário, Paul ou Alê?