segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Juizes-de-linha (já repararam?)



Como devem ter percebido, estou em total clima de tênis. Na verdade, também de críquete, mas não escrevo sobre o assunto porque a audiência do blog despencaria, uma vez que brasileiro odeia o esporte, e também para não ser acusado de "aussieófilo" - seja lá o que isso significa.

Mas o fato é que, quando não tem deusa russa em quadra, acabo reparando em outros fatores que envolvem uma partida, e um deles em especial tem me chamado a atenção: a institução juízes-de-linha.



Já repararam neles, aqueles três seres que ficam no fundo de cada lado da quadra? Que aflição! Pra começar, os caras passam a maior parte do jogo debruçados sobre os joelhos, numa posição ainda mais corcunda que a do nosso saudoso australopithecus. Haja relaxante muscular para as costas.



Outro fator interessante que só é possível ver quando não tem russa em quadra é o movimento pós-saque. Notem! O juiz-de-linha que está na quadra oposta ao sacador, na metade que o tenista recebe a bola, posiciona-se na linha do jogo de dupla e, após a devolução do saque, dá um passinho tipo anos 80 (aquele que um pé passa por trás do outro) para o lado, ficando de frente para a linha do jogo de simples (coisa de quem já usou muito iate quadriculado).

Nesse mesmo momento acontece o efeito pistão. Até o ponto ser decidido, não sei porque cargas d'água, o juiz do meio, que no momento do saque estava debruçado sobre os joelhos, ergue-se e permanece ereto até o ponto ser decidido.

Logística, numerologia, campo de visão, sinceramente, não sei porque os da ponta ficam de castigo e o do meio relaxadão, mas tem coisas que nem a van filosofia explica.



Obviamente só falei dos juizes do fundo de quadro, pois são os que aparecem na TV. Os da lateral são vistos apenas quando tomam espouuurro, como aconteceu com essa simpática japinha no ano passado.



Mas as perguntas que realmente não querem se calar são:

1. Quanto ganha um juiz-de-linha?

2. É por jogo, torneio ou mensal?

3. Como é a formação? Tem curso específico? Universidade?

4. Existe uma associação ou sindicato?

5. Se existe, a classe é unida, são coorporativistas ou é cada um por si?

6. Alguém conhece um juiz-de-linha ou é tipo enterro de anão?

7. E por último, mas não menos importante, quem é o grande nome do juizismo-de-linha mundial?

2 comentários:

Unknown disse...

Papito,
A hora que vc tiver respostas para estas perguntas me avise, pois quero muito ser juiz de linha.
Se bem que ainda prefiro ser juiz de linha de volei, pois tem bandeira... adoro bandeiras... sonho máximo é ser a bandeirinha de F1...
Abraço!
Caio Britto

Pablo Nacer disse...

Caião, simples:

Fala com o Juninho, que é amigo do Rubinho, pra falar com o diretor da prova de Interlagos.

Ou então fala com o Juninho, que é amigo do Tio Fausto, pra falar com o Kassab, que tem relações profissionais com o diretor da prova.

Tá lançada a campanha Caio Britto - Bandeirada Final no GP Brasil 2010!!!