quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Código dos Surfistas em Manly



As praias da Austrália são mundialmente famosas pelo "swim between the flags", um verdadeiro clássico local que orienta os banhistas onde eles devem entrar e ficar na água.

As duas tradicionais bandeiras vermelhas e amarelas indicam que aquela área não só é a mais segura, como também está sendo vigiada pelos salva-vidas (lembram da Pamela "C. J. Parker" Anderson? É mais ou menos aquilo, só que de amarelo e não tão turbinada).

Com isso, os surfistas automaticamente sabem que devem pegar onda em qualquer outro lugar da água, exceto na área entre as bandeiras.

Charge de Nicholson

Para evitar o que ocorreu no último final de semana, em Byron Bay (NSW), quando um surfista de 10 anos foi atropelado por outro que descia uma onda e ficou seriamente ferido, o council de Manly, praia no norte de Sydney com alta concentração de brasileiros, acaba de lançar o código dos surfistas.



No formato de uma prancha de surfe, eles desenvolveram uma placa com algumas regrinhas e dicas. Coisas do tipo: direito de passagem, o que não fazer para chegar na onda (proibido dropping in ou snake), como remar fora, necessidade de avisar se vai descer pela direita ou esquerda, enfim...



Novatos e turistas, é bom respeitarem as regras, pois não é de hoje que os locais de Manly e de várias outras praias estão irritados com os forasteiros (o que acontece em todo lugar do mundo), e isso inclui muitos brasileiros que chegam em turmas grandes, zoando o barraco e entrando na onda dos outros.



Pior! Se der algum problema, aqui não tem C. J. Parker pra fazer o resgate!

Nenhum comentário: