domingo, 14 de fevereiro de 2010

É campeão!!!



E o clube que, desde o início do ano, tem no estatuto que não contrata jogador brasileiro, acaba de ser campeão.

É verdade! Sydney FC, time que teve Juninho Paulista na temporada passada, sapecou 2 a 0 em cima do Melbourne Victory, então atual campeão, e conquistou pela primeira vez a A-League de futebol.

Os gols foram marcados por Karol Kisel e John Aloisi, um em cada tempo, diante de 25,407 espectadores que não lotaram o Aussie Stadium.



Criada em 2004 para substituir a finada National Soccer League, a A-League ainda não pegou. Em parte em função do lobby feito pelas ligas de rubgy, que sabem do perigo que o futebol representa pra eles. E em parte porque críquete e o próprio rugby ainda estão anos-luzes a frente na preferência nacional. E no fundo no fundo, porque o nível ainda é muito fraco e os jogos desinteressantes.



O que não significa que a seleção nacional vai mal. Pelo contrário! Os Socceroos, como são conhecios, estão com um time equilibrado, os jogadores são experientes (todos estão no exterior) e, não é de hoje que estou falando, vão longe na Copa. Não jogando um grande futebol, mas praticando um jogo eficiente, classificando-se em segundo na fase de grupo, passando pela Inglaterra nas oitavas, já que o ex-capitão Terry (foto acima) conseguiu quebrar o time corneando o companheiro, e chegando às quartas.



E é impossível falar em seleção australiana e Sydney FC sem citar os grandes Agenor Muniz, Nelinho Borges e Marquinhos. O primeiro, que chegou aqui no início dos anos 70 pra jogar no Sydney Hakoah, disputou 20 partidas pela Austrália. Nélio Borges e Marquinhos, naturais de Maricá, vieram juntamente com Mozart, no final dos 70, e fizeram muito sucesso nos anos 80. Marquinhos, para vocês terem uma idéia, jogou com Zico no Flamengo (era juvenil quando o Galinho estava no profissional).

Os dois, mais Agenor, podem ser encontrados quase todos os domingos no Centennial Park, no Brazilian Fields, com os Canarinhos. São garantia de ótimas histórias (algumas impublicáveis) e muitas risadas.



Dá-lhe, Sydney!!!

Nenhum comentário: