domingo, 13 de abril de 2008

O primeiro marsupial a gente nunca esquece

Exatos oito meses depois de ter pisado pela primeira vez em solo australiano, vi o meu primeiro canguru (aquele que a gente nunca esquece). Ao contrário do que possa parecer, aqui não nos deparamos diariamente com cangurus andando pelas ruas, sentados no cinema ou lutando boxe nos parques. Em Sydney, por exemplo, sem ir ao zoológico ou a algum outro cativeiro com ares infanto-culturais, é praticamente impossível encontrá-los.



Para ver os primeiros, além dos oito meses, precisei de quatro dias de merecidas férias, duas inglesas corneteiras ávidas para vê-los e um guia que conhece todos os atalhos do Hunter Valley (a região vinícola de New South Wales). Sim, meus amigos, Pablo Nacer esteve na EnoDisney e parecia uma criança em meio a tantas taças de tudo quanto é tipo de vinho, conversas com produtores e uma quantidade incrível de eno-princesice proferida para a mulherada.



O foco de todos ali, claro, era o vinho, mas as inglesas, recém-chegadas na Austrália, queriam ver cangurus de qualquer maneira. Quando inglesas trocam drinks por cangurus, é porque realmente querem encontrá-los. E não deu outra!

Após a penúltima visita do dia, enquanto deixávamos a Tempus Two e seguíamos para a McGuigan (a melhor relação preço/qualidade que encontrei até o momento por lá), elas cornetaram tanto, mas cornetaram tanto, que não só o nosso guia se viu obrigado a entrar num atalho, como também o Guia lá de cima, antes de perder uma fraçãozinha de Sua infindável paciência, fez surgir um pequeno exemplar do marsupial a uns 200 metros da gente. Bem longinho, é verdade, mas com os recursos das máquinas fotográficas, não parecia tanto.



Histeria total! As inglesas, por alguns minutos, mais pareciam italianas-japonesas, de tanto que gritavam, mexiam os braços e tiravam fotos. Após a concorrida sessão, o saltitante mamífero correu para a mata e desapareceu dos flashes. Confesso que o achei um tanto metido. Mas fui injusto.

Contornamos com a van para tentarmos mais algumas chapas e, quando o reencontramos, ele não estava sozinho, mas muito bem acompanhado do pai, da mãe, dos irmãos, do cunhado, dos flatmates, da sogra, da turma do fundão, enfim, era praticamente um time inteiro de rugby tirando uma folguinha na segunda-feira à tarde. Alegria total das inglesas.








À noite, no albergue, sob um céu estrelado, abrimos algumas garrafas recém-compradas na fonte, acendemos a churrasqueira e fizemos um autêntico aussie BBQ (churrasco local) com salsichas, linguiças, carneiro e, claro, uma carninha do nosso marsupial favorito (comprado no supermercado, claro!).

Nenhum comentário: