segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Novembro, El Nino, Turnbull e Dalai Lama



Para quem acha que andei exagerando em relação ao calor infernal que fez nas últimas semanas, aqui vão alguns dados oficiais sobre New South Wales, o nosso estado:

- A temperatura máxima registrada em novembro foi, em média, de 33.3C (5.2 acima da média mensal de 27.8C).

- Novembro também foi o oitavo mês consecutivo em que a média da temperatura mínima subiu (complicado, não? Mas faz sentido).



- Dia 20 de novembro fez 46.4C em Tibooburra, recorde histórico do mês até então (o anterior era 46.1C, registrado em 1944).

- Até então porque dois dias depois, em Wanaaring, noroeste do estado, os termômetros marcaram 46.8C.



- Aqui no Château Elle Macpherson, onde moro, há 8 dias o termômetro da varanda passou de 40C. Foi o domingo mais insuportavelmente quente de todos os tempos da última semana.

De quem é a culpa?

Segundo os metereologistas, do El Niño.

A boa notícia é que hoje, último dia de novembro, o Movember chega ao fim, o que significa que finalmente poderemos cortar o bigode, ajudando a aliviar a sensação térmica (texto em breve).



A má é que, pelo que tudo indica, a temperatura continuará subindo e teremos o verão mais quente dos últimos anos.

Culpa, claro, do El Niño, o bode expiatório oficial dos metereologistas!

Enquanto isso, Malcolm Turnbull , líder da oposição, não consegue chegar a um concensso dentro de seu partido sobre um polêmico assunto e sucumbe politicamente.



O assunto? Mudança climática!

Em novembro, Malcolm Turnbull foi, literalmente, frito (sem trocadilho) dentro e fora do Partido Liberal, e amanhã, primeiro de dezembro, deverá perder o posto de líder da oposição em Canberra.

Só espero que não culpem o El Niño.

E Sua Santidade, o Dalai Lama, está a caminho da Austrália onde permanecerá por 10 dias. Tema da viagem? O futuro do planeta e mudança climática.

Se para Turnbull está quase tudo acabado, para o restante da humanidade ainda há esperanças!

Mas desde que ouçam o que o mestre tem a falar.

Nenhum comentário: