sexta-feira, 6 de março de 2009

A prima mais famosa da cidade

Essa fez história. Entre os anos 1930 e 50, ela cultivou uma grande ficha criminal que incluiu condenações por associar-se a gangsters, por vadiagem, bebedeira e assalto. Conhecida como Dulcie Markham, também assinava outros pseudônimos inspirados no filme Murder (1930), de Alfred Hitchcock.

A moça nasceu em Newtown, bairro de Sydney com uma certa atmosfera de Vila Madalena (SP), e seu verdadeiro nome era Mary Eugene. Morreu em 1976.



Dulcie Markham foi a mais bela (e cara) prostituta de Sydney. Trabalhando com frequência em Melbourne, Brisbane e Perth, onde certamente também era a prostituta mais bela (e cara) das redondezas, Markham é um dos símbolos da chamada era da gang da navalha, época em que a periculosa prima ficou conhecida como Angel of Death.

Em uma de suas mais famosas passagens, Markham foi presa pela polícia usando apenas calcinha e carregando uma espécie de machado, enquanto corria atrás de um cliente, próximo ao St Kilda Hotel, em Melbourne:

“O bastardo me insultou por causa do preço”, ela disse.

A vida e fotos de Dulcie Markham, de suas colegas de profissão e de outras contemporâneas do crime poderão ser vistas a partir de amanhã na exposição Femme Fatale: the Female Criminal, no Justice & Police Museum.

Não tinha lugar mais adequado!

Onde: Justice & Police Museum - Albert St (Cnr Phillip St), Sydney
Quando: 7/3/09 a 15/2/10, nos finais de semana das 10h às 17h
Quanto: $4 a $8



Importantantíssimo:
esta senhora em primeiro plano no banner da exposição não é a nossa mais bela (e cara) prostituta, e sim, Leslie Rees, outra fora-da-lei, em foto de 1915.

Nenhum comentário: